Discurso argumentativo e o processo de ensino e aprendizagem em uma sala de aula de Filosofia
Palavras-chave:
argumentação, aprendizagem, ética, educação, ensino de FilosofiaResumo
O presente trabalho tem como objetivo investigar os processos de construção do conhecimento em uma sala de aula de Filosofia. Para atingir tal finalidade, o discurso do professor é categorizado em função de seu papel no processo de aprendizagem. Os resultados mostram que a fala do professor instaura a argumentação, atua epistemologicamente no conhecimento dos estudantes e institui regras para o engajamento nas discussões. Ao final, o artigo propõe um esquema para representar as ações discursivas do professor.
Downloads
Referências
BRUNER, J. Acts of meaning. Cambridge: Harvard University Press, 1990.
______. Realidade mental, mundos possíveis. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. CANDELA, A. A construção discursiva de contextos argumentativos no ensino de ciências. In: Coll, C.; D. Edwards (Org.). Ensino, aprendizagem e discurso em sala de aula: aproximações ao estudo do discurso educacional. p. 143-169. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. COLE, M. Culture and cognitive development: From Cross-cultural Research to Creating Systems of Cultural Mediation. v. 1. London: sage, 1995.
EDWARDS, D. Em direção a uma psicologia do discurso em sala de aula. In: C. Coll & D. Edwards (Orgs.). Ensino, aprendizagem e discurso em sala de aula: aproximações ao estudo do discurso educacional. P. 47-74. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
HICKMANN, M. The implications of discourse skills in Vygotsky"™s developmental theory. In: Wertsch, J. (ed.). Culture communication and cognition: Vygotskian perspectives. New York: Cambridge University Press. p. 162-179. 1985.
INAGAKI, K., HATANO, G.; MORITA, A. E. Constuctions of mathematical knowledge through whole-class discussion. Learning and Instruction, v. 8, p. 503-526. 1998.
KALINOWSKI, G. Lógica del discurso normativo. 1. ed. Madrid: Ed. tecnos, 1975.
KOCH, I. G. V. Argumentação e linguagem. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
LEITíO, S. L. The potential of argument in knowledge building. Human Development, v. 6, p. 332-360. 2000.
______. Analyzing Changes in View During Argumentation: A Quest for Method. Forum Qualitative Sozialforschung / Forum: Qualitative Social Research, North America, 2, sep. 2001. Disponível em: http://www.qualitative-research.net/index.php/fqs/article/view/907/1983. Acessso em 04 Jun. 2007.
______. Argumentação e desenvolvimento do pensamento reflexivo. Psicologia, reflexão e crítica. Porto Alegre, v. 20, n. 3, 2007. disponível em: http://www.scielo.br/pdf/prc/v20n3/a13v20n3.pdf acesso em: 21 set 2008.
LIPMAN, M.. A Filosofia vai à escola. São Paulo: Summus. 1990.
______. O pensar na Educação. Petrópolis, RJ: Vozes. 1995.
______. Natasha: Diálogos Vygotskianos. Porto Alegre: Artes Médicas Sul Ltda. 1997a.
______. Luísa. São Paulo: Difusão de Educação e Cultura. 1997b.
LÚRIA, A. R. Cognitive Development: Its Cultural and Social Foundations. Cambridge: Harvard University Press. 1976. MAZZOTTI, T. B.; OLIVEIRA, R. J. Ciência(s) da Educação. Rio de Janeiro: DPA, 2000.
PERELMAN, C.. Lógica jurídica: Nova retórica. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
PONTECORVO, C.; GIRARDET, H. Arguing and reasoning in understanding historical topics. Cognition and Instruction, v. 11, p. 365-395. 1993. SOUTO, R. P. Argumentação coletiva em sala de aula e construção de conhecimentos no campo da ética: uma abordagem processual. 2001. 149 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, Orientador: Selma Leitão Santos.
VAN EEMEREN, F. H.; GROOTENDORST, R.; HENKEMANS, F. S. Argumentation. Analysis, evaluation, presentation. Mahwah: Erlbaum Associates. 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE DIREITO AUTORAL
1 Ao submeter trabalhos í revista Trilhas Filosóficas, caso este seja aprovado, o autor autoriza sua publicação sem quaisquer ônus para a revista ou para seus editores.
2 Os direitos autorais dos artigos publicados na Trilhas Filosóficas são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
3 Fica resguardado ao autor o direito de republicar seu trabalho, do modo como lhe aprouver (em sites, blogs, repositórios, ou na forma de capítulos de livros), desde que em data posterior fazendo a referência í revista Trilhas Filosóficas como publicação original.
4 A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
5 Os originais não serão devolvidos aos autores.
6 As opiniões emitidas pelos autores são de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
7 Ao submeterem seus trabalhos í Trilhas Filosóficas os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos, ou seja, não publicados anteriormente em qualquer meio digital ou impresso.
8 A revista Trilhas Filosóficas, motivada em dar ampla divulgação das publicações, poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista, através do link da edição de um número publicado, ou mesmo fornecendo o link de artigo específico publicado, em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, Scribd, etc).
9 A revista Trilhas Filosóficas adota a Política de Acesso Livre para os trabalhos publicados sendo sua publicação de acesso livre, pública e gratuita. Portanto, os autores ao submeterem seus trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito sob a licença Creative Commons - Atribuição Não-comercial 4.0 Internacional.
10 O trabalho submetido poderá passar por algum software em busca de possíveis plágios para averiguar a autenticidade do material e, assim, assegurar a credibilidade das publicações da Trilhas Filosóficas e do próprio autor diante da comunidade filosófica do país e do exterior.
11 Mas, apesar disto, após aprovação e publicação do artigo, for constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
12 Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista Trilhas Filosóficas, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhes garantidos o direito í ampla defesa.
13 Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.