Discurso argumentativo e o processo de ensino e aprendizagem em uma sala de aula de Filosofia

Autores

  • Ricardo Pinho Souto UNICAP

Palavras-chave:

argumentação, aprendizagem, ética, educação, ensino de Filosofia

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo investigar os processos de construção do conhecimento em uma sala de aula de Filosofia. Para atingir tal finalidade, o discurso do professor é categorizado em função de seu papel no processo de aprendizagem. Os resultados mostram que a fala do professor instaura a argumentação, atua epistemologicamente no conhecimento dos estudantes e institui regras para o engajamento nas discussões. Ao final, o artigo propõe um esquema para representar as ações discursivas do professor.

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Biografia do Autor

Ricardo Pinho Souto, UNICAP

Doutor em Psicologia Cognitiva pela UFPE e professor e pesquisador vinculado ao Curso de Filosofia da UNICAP

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Publicado

2020-05-08

Como Citar

SOUTO, R. P. Discurso argumentativo e o processo de ensino e aprendizagem em uma sala de aula de Filosofia. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 101–114, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1782. Acesso em: 5 out. 2024.

Edição

Seção

FLUXO CONTíNUO