Discurso argumentativo e o processo de ensino e aprendizagem em uma sala de aula de Filosofia

Autores

  • Ricardo Pinho Souto UNICAP

Palavras-chave:

argumentação, aprendizagem, ética, educação, ensino de Filosofia

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo investigar os processos de construção do conhecimento em uma sala de aula de Filosofia. Para atingir tal finalidade, o discurso do professor é categorizado em função de seu papel no processo de aprendizagem. Os resultados mostram que a fala do professor instaura a argumentação, atua epistemologicamente no conhecimento dos estudantes e institui regras para o engajamento nas discussões. Ao final, o artigo propõe um esquema para representar as ações discursivas do professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Pinho Souto, UNICAP

Doutor em Psicologia Cognitiva pela UFPE e professor e pesquisador vinculado ao Curso de Filosofia da UNICAP

Referências

BRETON, P. A argumentação na comunicação. 2. ed. São Paulo: EDUSC, 1999.

BRUNER, J. Acts of meaning. Cambridge: Harvard University Press, 1990.

______. Realidade mental, mundos possí­veis. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. CANDELA, A. A construção discursiva de contextos argumentativos no ensino de ciências. In: Coll, C.; D. Edwards (Org.). Ensino, aprendizagem e discurso em sala de aula: aproximações ao estudo do discurso educacional. p. 143-169. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. COLE, M. Culture and cognitive development: From Cross-cultural Research to Creating Systems of Cultural Mediation. v. 1. London: sage, 1995.

EDWARDS, D. Em direção a uma psicologia do discurso em sala de aula. In: C. Coll & D. Edwards (Orgs.). Ensino, aprendizagem e discurso em sala de aula: aproximações ao estudo do discurso educacional. P. 47-74. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

HICKMANN, M. The implications of discourse skills in Vygotsky"™s developmental theory. In: Wertsch, J. (ed.). Culture communication and cognition: Vygotskian perspectives. New York: Cambridge University Press. p. 162-179. 1985.

INAGAKI, K., HATANO, G.; MORITA, A. E. Constuctions of mathematical knowledge through whole-class discussion. Learning and Instruction, v. 8, p. 503-526. 1998.

KALINOWSKI, G. Lógica del discurso normativo. 1. ed. Madrid: Ed. tecnos, 1975.

KOCH, I. G. V. Argumentação e linguagem. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2004.

LEITíO, S. L. The potential of argument in knowledge building. Human Development, v. 6, p. 332-360. 2000.

______. Analyzing Changes in View During Argumentation: A Quest for Method. Forum Qualitative Sozialforschung / Forum: Qualitative Social Research, North America, 2, sep. 2001. Disponí­vel em: http://www.qualitative-research.net/index.php/fqs/article/view/907/1983. Acessso em 04 Jun. 2007.

______. Argumentação e desenvolvimento do pensamento reflexivo. Psicologia, reflexão e crí­tica. Porto Alegre, v. 20, n. 3, 2007. disponí­vel em: http://www.scielo.br/pdf/prc/v20n3/a13v20n3.pdf acesso em: 21 set 2008.

LIPMAN, M.. A Filosofia vai à escola. São Paulo: Summus. 1990.

______. O pensar na Educação. Petrópolis, RJ: Vozes. 1995.

______. Natasha: Diálogos Vygotskianos. Porto Alegre: Artes Médicas Sul Ltda. 1997a.

______. Luí­sa. São Paulo: Difusão de Educação e Cultura. 1997b.

LÚRIA, A. R. Cognitive Development: Its Cultural and Social Foundations. Cambridge: Harvard University Press. 1976. MAZZOTTI, T. B.; OLIVEIRA, R. J. Ciência(s) da Educação. Rio de Janeiro: DPA, 2000.

PERELMAN, C.. Lógica jurí­dica: Nova retórica. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

PONTECORVO, C.; GIRARDET, H. Arguing and reasoning in understanding historical topics. Cognition and Instruction, v. 11, p. 365-395. 1993. SOUTO, R. P. Argumentação coletiva em sala de aula e construção de conhecimentos no campo da ética: uma abordagem processual. 2001. 149 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, Orientador: Selma Leitão Santos.

VAN EEMEREN, F. H.; GROOTENDORST, R.; HENKEMANS, F. S. Argumentation. Analysis, evaluation, presentation. Mahwah: Erlbaum Associates. 2002.

Downloads

Publicado

2020-05-08

Como Citar

SOUTO, R. P. Discurso argumentativo e o processo de ensino e aprendizagem em uma sala de aula de Filosofia. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 101–114, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1782. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

FLUXO CONTíNUO