Filosofia no Ensino Médio:

retroceder, jamais!

Autores

  • Lindoaldo Campos UFRN

Palavras-chave:

Filosofia, Ensino Médio, ENEM

Resumo

À vista das vicissitudes presentes no histórico da inserção da Filosofia no currí­culo do Ensino Médio, esta é uma conquista que precisa ser diuturnamente assegurada, inclusive – e, neste momento, sobretudo – a partir da prática docente no cotidiano das salas de aula. Sob esta perspectiva, o presente artigo objetiva indicar a necessidade e a premência da adoção de uma atitude reflexiva sobre o tema, propondo, para tanto, que se leve em consideração o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, tendo em mira a circunstância de que este certame certamente servirá de parâmetro para a avaliação do papel da disciplina de Filosofia (e, portanto, para a sua própria permanência) nesta importante etapa do processo educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lindoaldo Campos, UFRN

Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

Referências

ARANHA, Maria Salete Fábio. Projeto Escola Viva - Garantindo o acesso e permanência de todos os alunos na escola – Alunos com necessidades educacionais especiais. Brasí­lia: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2000.

BRASIL. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasí­lia: DOU de 23.12.1996.

______. Lei n° 11.684, de 2 de junho de 2008. Brasí­lia: DOU de 03.06.2008.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Parecer 492/2001. Brasí­lia: DOU de 9/7/2001, Seção 1e, p. 50.

______. Resolução n.º 1, de 15 de maio de 2009. Brasí­lia: DOU de 18/05/2009, Seção 1, p. 25.

ESTADO DO PARANÁ. Processo nº 662/08 – Deliberação n.º 03/08, da Câmara de Legislação e Normas do Conselho de Educação do Estado do Paraná. Disponí­vel em: <:http://www.unioeste.br/prg/download/Deliberacao_03_08_Normas_inclusao_Filos_e_Sociol_revoga_06_06.pdf>. Acesso em: 06/05/2011.

ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Proposta Curricular: um novo formato – Filosofia. Secretaria de Estado de Educação: 2010. Disponí­vel em: < http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/downloads/FILOSOFIA.pdf>. Acesso em 30/04/2011.

GALLO, Sí­lvio. A filosofia e seu ensino: conceito e transversalidade. In: SILVEIRA, R. J. T; GOTO, R. (Orgs.). Filosofia no ensino médio: temas, problemas e propostas. São Paulo: Edições Loyola, 2007.

______. Chegou a hora da Filosofia. Revista Educação, n. 116, dez-2006.

______. KOHAN, Walter (Orgs.). Filosofia no ensino médio. Petrópolis: Vozes, 2000.

HEIDEGGER , Martin. A questão da técnica. São Paulo, Scientiæ Studia, v. 5, n. 3, p. 375-98, 2007.

______. Serenidade. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP. Edital nº 7, de 18 de maio de 2011. Brasí­lia: Diário Oficial da União de 19/05/2011 – Seção 3 - n.º 95, p. 40-51.

______. Matriz de referência para o ENEM 2009. Disponí­vel em: <http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2009/Enem2009_matriz.pdf>. Acesso em: 03/05/2011.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações curriculares para o ensino médio – OCN. Volume 3 – Ciências humanas e suas tecnologias. Brasí­lia: Secretaria de Educação Básica, 2006.

______. Orientações educacionais complementares aos Parâmetros curriculares nacionais – PCN+ – Ciências humanas e suas tecnologias. Brasí­lia: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2002.

______. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio – PCN. Brasí­lia: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2000.

______. Portaria Normativa nº 8, de 15 de abril de 2011. Brasí­lia: DOU de 18/04/2011, Seção 1.

______. Proposta à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior. Disponí­vel em: <http://enem.inep.gov.br/sobre-o-enem>. Acesso em: 01/05/2011.

RAMOS, César Augusto. Aprender a filosofar ou aprender a filosofia: Kant ou Hegel? Trans/Form/Ação, São Paulo, 30(2): 197-217, 2007.

RICARDO, Elio Carlos. Discussão acerca do ensino por competências: problemas e alternativas. Cadernos de Pesquisa, v. 40, n.140, p. 605-628, maio/ago. 2010.

SERENO, Caio Gonçalves Bezerra; PISANI, Marí­lia Mello; VELASCO, Patrí­cia Del Nero. Filosofia e sala de aula: propostas de um diálogo possí­vel. Páginas de Filosofia, v. 2, n. 1, p. 139-174, jan/jun 2010.

SOUZA, Galileu Galilei Medeiros de; TEIXEIRA NETO, José. Uma proposta de Filosofia para o Ensino Médio. Trilhas Filosóficas – Revista Acadêmica de Filosofia, Caicó, ano V, n. 2, p. 41-56, jul.-dez. 2012. ISSN 1984-5561. (Acesso ao escrito publicado nessa mesma edição da Trilhas Filosóficas).

Downloads

Publicado

2020-05-09

Como Citar

CAMPOS, L. Filosofia no Ensino Médio: : retroceder, jamais!. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 23–39, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1793. Acesso em: 6 out. 2024.

Edição

Seção

FLUXO CONTíNUO