A Feminização do magistério pelo modelo mariano de formação e a luta das mulheres por educação

Autores

  • Diana Silva Monteiro CMAE/UECE
  • Cristiane Maria Abreu Lima UECE

Palavras-chave:

Feminização do magistério, Modelo mariano, Luta das mulheres pela educação

Resumo

O presente artigo busca situar a luta das mulheres pela educação frente a sua inserção no magistério, a partir do final do século XIX, sob os auspí­cios do ideário cristão que tomava Maria como modelo de formação feminina. Fruto de uma pesquisa teórico-bibliográfica, registra a entrada das mulheres no magistério, profissão que se tornou predominantemente feminina, desde o final do século XIX até as primeiras décadas do século XX, ou seja, no cenário brasileiro republicano em que, de um lado, se propagavam a concepção positiva-higienista e os ideais da Igreja Católica; e, do outro lado, também, se fortalecia a luta das mulheres pelo acesso à educação e, mais genericamente, contra a submissão feminina.

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Biografia do Autor

Diana Silva Monteiro, CMAE/UECE

Mestranda pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Educação (Formação de professores) – CMAE/UECE. diana_uece@yahoo.com.br

Cristiane Maria Abreu Lima, UECE

Aluna do Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pesquisadora-colaboradora do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário – IMO/ UECE. cristianeabreu1848@bol.com.br

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Publicado

2020-05-09

Como Citar

MONTEIRO, D. S.; LIMA, C. M. A. . A Feminização do magistério pelo modelo mariano de formação e a luta das mulheres por educação. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 57–70, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1795. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

FLUXO CONTíNUO