Michel Foucault:

da verdade à sociedade disciplinar

Autores

  • Caroline Trennepohl da Silva Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Foucault, Verdade, Poder

Resumo

Michel Foucault foi professor da cátedra de História dos Sistemas de Pensamento no Collège de France, tendo feito importantes estudos sobre o poder, o saber e o sujeito. Em 1973, Foucault ministrou cinco conferências na PUC do Rio de Janeiro, abordando temas que, depois, seriam desenvolvidos e aprofundados na obra Vigiar e Punir, de 1975. O teor dessas conferências foi compilado na obra A Verdade e as Formas Jurí­dicas, mostrando os diferentes sistemas de verdade existentes através da história. Neste artigo, aborda-se esta obra mostrando como Foucault parte de uma diferenciação de saber e conhecimento, passando pelas formas jurí­dicas gregas, pelo surgimento do poder judiciário no medievo e dos mecanismos de controle na época moderna, até chegar à contemporaneidade e ao controle econômico sobre o indiví­duo, através de sua força produtiva. Assim, o autor mostra como diferentes práticas sociais engendram diferentes domí­nios de saber e novos sujeitos de conhecimento. O objetivo é uma breve análise de como as práticas judiciárias influenciaram o homem e sua relação como sujeito de conhecimento em relação à noção de verdade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Trennepohl da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Mestre em Filosofia e Graduanda em Direito, ambos pela Universidade Federal de Pelotas – caroltrennepohl@hotmail.com

Referências

FOUCAULT, Michel. A verdade e as formas jurí­dicas. Rio de Janeiro: Nau Ed., 1999.

______. Microfí­sica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979.

______. Vigiar e punir: o nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1987.

SCAVONE, Lucila; ALVAREZ, Marcos César e MISKOLCI, Richard (orgs.). O Legado de Foucault. São Paulo: Editora da Unesp, 2000.

Downloads

Publicado

2020-05-09

Como Citar

SILVA, Caroline Trennepohl da. Michel Foucault: : da verdade à sociedade disciplinar. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 71–83, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1796. Acesso em: 23 jan. 2025.

Edição

Seção

FLUXO CONTíNUO