Os Limites do questionamento filosófico para Colin McGinn

Autores

  • Adan John Gomes da Silva UFRN

Palavras-chave:

Metafilosofia, Filosofia da mente, Limites cognitivos

Resumo

Colin Mcginn é um filósofo inglês que, interessado em explicar por que o questionamento filosófico é tão difí­cil e árido de respostas, lança uma proposta no mí­nimo ousada; a de que os problemas da filosofia não são apenas difí­ceis, mas também impossí­veis de se resolver. Partindo de uma investigação metafilosófica que identifica um padrão nas respostas que os filósofos têm dado a esses problemas, e de uma filosofia da mente que defende que os seres humanos são cognitivamente fechados a certos aspectos da realidade, Mcginn conclui que os problemas da filosofia, apesar de reais, estão além de nossa competência cognitiva. Este trabalho pretende mostrar o percurso que esse autor trilha até chegar a uma proposta tão singular, ao mesmo tempo em que tenta caracterizar a originalidade de Mcginn em relação a outras formas de encarar a filosofia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adan John Gomes da Silva, UFRN

Aluno regular do Mestrado em filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN

Referências

CHOMSKY, Noam. Reflexões sobre a linguagem. Tradução de Carlos Vogt... (et al.). São Paulo: Cultrix, 1980.

FEARN, Nicholas. Filosofia: novas respostas para antigas questões. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: editora Jorge Zahar, 2007.

MCGINN, Colin. Problems in Philosophy; the limits of inquiry. Blackwell Publishers. Cambridge, Massachusetts, USA, 1993.

______. A construção de um filósofo; minha trajetória na filosofia do século XX. Trad. de Luiz Paulo Guanabara. Editora Record, São Paulo, 2004.

______. "Can we solve the mind-body problem?". Mind. New Series, Volume 98, Issue 391 (Jul., 1989), pp. 349-366.

Downloads

Publicado

2020-06-05

Como Citar

SILVA, A. J. G. da. Os Limites do questionamento filosófico para Colin McGinn. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 21–28, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1914. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

FLUXO CONTíNUO