Os Limites do questionamento filosófico para Colin McGinn
Palavras-chave:
Metafilosofia, Filosofia da mente, Limites cognitivosResumo
Colin Mcginn é um filósofo inglês que, interessado em explicar por que o questionamento filosófico é tão difícil e árido de respostas, lança uma proposta no mínimo ousada; a de que os problemas da filosofia não são apenas difíceis, mas também impossíveis de se resolver. Partindo de uma investigação metafilosófica que identifica um padrão nas respostas que os filósofos têm dado a esses problemas, e de uma filosofia da mente que defende que os seres humanos são cognitivamente fechados a certos aspectos da realidade, Mcginn conclui que os problemas da filosofia, apesar de reais, estão além de nossa competência cognitiva. Este trabalho pretende mostrar o percurso que esse autor trilha até chegar a uma proposta tão singular, ao mesmo tempo em que tenta caracterizar a originalidade de Mcginn em relação a outras formas de encarar a filosofia.
Downloads
Referências
FEARN, Nicholas. Filosofia: novas respostas para antigas questões. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: editora Jorge Zahar, 2007.
MCGINN, Colin. Problems in Philosophy; the limits of inquiry. Blackwell Publishers. Cambridge, Massachusetts, USA, 1993.
______. A construção de um filósofo; minha trajetória na filosofia do século XX. Trad. de Luiz Paulo Guanabara. Editora Record, São Paulo, 2004.
______. "Can we solve the mind-body problem?". Mind. New Series, Volume 98, Issue 391 (Jul., 1989), pp. 349-366.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE DIREITO AUTORAL
1 Ao submeter trabalhos í revista Trilhas Filosóficas, caso este seja aprovado, o autor autoriza sua publicação sem quaisquer ônus para a revista ou para seus editores.
2 Os direitos autorais dos artigos publicados na Trilhas Filosóficas são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
3 Fica resguardado ao autor o direito de republicar seu trabalho, do modo como lhe aprouver (em sites, blogs, repositórios, ou na forma de capítulos de livros), desde que em data posterior fazendo a referência í revista Trilhas Filosóficas como publicação original.
4 A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
5 Os originais não serão devolvidos aos autores.
6 As opiniões emitidas pelos autores são de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
7 Ao submeterem seus trabalhos í Trilhas Filosóficas os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos, ou seja, não publicados anteriormente em qualquer meio digital ou impresso.
8 A revista Trilhas Filosóficas, motivada em dar ampla divulgação das publicações, poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista, através do link da edição de um número publicado, ou mesmo fornecendo o link de artigo específico publicado, em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, Scribd, etc).
9 A revista Trilhas Filosóficas adota a Política de Acesso Livre para os trabalhos publicados sendo sua publicação de acesso livre, pública e gratuita. Portanto, os autores ao submeterem seus trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito sob a licença Creative Commons - Atribuição Não-comercial 4.0 Internacional.
10 O trabalho submetido poderá passar por algum software em busca de possíveis plágios para averiguar a autenticidade do material e, assim, assegurar a credibilidade das publicações da Trilhas Filosóficas e do próprio autor diante da comunidade filosófica do país e do exterior.
11 Mas, apesar disto, após aprovação e publicação do artigo, for constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
12 Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista Trilhas Filosóficas, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhes garantidos o direito í ampla defesa.
13 Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.