A condição humana e a formação transcdisciplinar
Palavras-chave:
Educação, Aprendizagem da cultura, Formação, Transdisciplinar, NomadismoResumo
Tomando como referência abordagens ligadas à complexidade e caracterizando a educação como aprendizagem da cultura, o artigo procura justificar a formação transdisciplinar e o nomadismo nela implícito como uma exigência da própria condição humana.
Downloads
Referências
ATLAN, Henri. A Ciência é inumana? Ensaio sobre a livre necessidade. (Tradução Edgard de Assis Carvalho) São Paulo, Cortez, 2004.
ATLAN, Henri. Viver e conhecer. In: Cronos. Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRN. v. 2, n. 2. Natal, EDFURN, 2001.
ATLAN, Henri; BOUSQUET, Catherine. Questões sobre a vida. (Tradução Joaquim Nogueira Gil). Lisboa, Instituto Piaget, 1994.
CYRULNICK, Boris. Do Sexto sentido: o homem e o encantamento do mundo. (Tradução Ana Rabaça). Lisboa, Instituto Piaget, 1997.
LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos: ensaio de antrologia simétrica. (Tradução Carlos Irineu da Costa). Rio de Janeiro, Editora 34, 1994.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro, editora 34, 1993.
MORIN, Edgar. O método III: O conhecimento do conhecimento. Lisboa, Publicações Europa-América, s.d.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: pensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2000.
MORIN, Edgar. Complexidade e Transdisciplinaridade: a reforma da universidade e do ensino fundamental. Natal, Editora da UFRN, 1999.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília, Unesco, 2000.
MORIN, Edgar. O Método VI: ética. (Tradução Juremir Machado da Silva). Porto Alegre:, Sulina, 2005.
LATOUR, Bruno. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade a fora. (Tradução Ivone C. Benedetti). São Paulo, UNESP, 2000.
PRIGOGINE, Ilya. Ciência, razão e paixão. (Organização Edgard de Assis Carvalho e Maria da Conceição de Almeida). 2. ed. rev. e ampl. São Paulo, Livraria da Física, 2009.
PRIGOGINE, Ilya; STENGERS, Isabelle. A Nova aliança. (Tradução Miguel Faria; Maria Joaquina Machado Trincheira. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1984.
ROSNAY, Jöel de. O homem simbiótico: perspectivas para o terceiro milênio. Petrópolis, Vozes, 1997.
SHIVA, Vandana. Monoculturas da mente: perspectivas da biodiversidade e da biotecnologia. (Tradução Dinah de Abreu Azevedo). São Paulo, Gaia, 2003.
SHIVA, Vandana. Biopirataria: a pilhagem da natureza e do conhecimento. (Tradução Laura Cardellini Barbosa de Oliveira). Petrópolis, Vozes, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE DIREITO AUTORAL
1 Ao submeter trabalhos í revista Trilhas Filosóficas, caso este seja aprovado, o autor autoriza sua publicação sem quaisquer ônus para a revista ou para seus editores.
2 Os direitos autorais dos artigos publicados na Trilhas Filosóficas são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
3 Fica resguardado ao autor o direito de republicar seu trabalho, do modo como lhe aprouver (em sites, blogs, repositórios, ou na forma de capítulos de livros), desde que em data posterior fazendo a referência í revista Trilhas Filosóficas como publicação original.
4 A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
5 Os originais não serão devolvidos aos autores.
6 As opiniões emitidas pelos autores são de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
7 Ao submeterem seus trabalhos í Trilhas Filosóficas os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos, ou seja, não publicados anteriormente em qualquer meio digital ou impresso.
8 A revista Trilhas Filosóficas, motivada em dar ampla divulgação das publicações, poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista, através do link da edição de um número publicado, ou mesmo fornecendo o link de artigo específico publicado, em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, Scribd, etc).
9 A revista Trilhas Filosóficas adota a Política de Acesso Livre para os trabalhos publicados sendo sua publicação de acesso livre, pública e gratuita. Portanto, os autores ao submeterem seus trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito sob a licença Creative Commons - Atribuição Não-comercial 4.0 Internacional.
10 O trabalho submetido poderá passar por algum software em busca de possíveis plágios para averiguar a autenticidade do material e, assim, assegurar a credibilidade das publicações da Trilhas Filosóficas e do próprio autor diante da comunidade filosófica do país e do exterior.
11 Mas, apesar disto, após aprovação e publicação do artigo, for constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
12 Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista Trilhas Filosóficas, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhes garantidos o direito í ampla defesa.
13 Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.