A SEAF em defesa da filosofia e da cultura no RN

Autores

  • João Batista Xavier UERN

Palavras-chave:

Filosofia, cultura polí­tica, oligarquia, intelectuais, regime militar

Resumo

O texto procura resgatar a memória do movimento filosófico-cultural desenvolvido pela SEAF na década de 80 em Mossoró/RN, que teve repercussão em ní­vel Nacional. Apresentando o contexto em que fez surgir a SEAF Nacional e o ideário que dinamizou a luta em torno da valorização da Filosofia e das Ciências Humanas. Mostrando como este ideário se materializou-se a partir da realidade sócio-polí­tico-cultural em Mossoró/RN, como movimento filosófico-cultural alternativo à ideologia imposta pelos grupos oligárquicos dominantes. Tendo como instrumentos metodológicos as seguintes fontes de pesquisa: Entrevistas, documentos, jornais, revistas e obras especializadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Batista Xavier, UERN

Professor do Departamento de Filosofia – URRN, doutorando em Educação e membro da Base de Pesquisa Educação e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRN.

Downloads

Publicado

2020-06-06

Como Citar

XAVIER, João Batista. A SEAF em defesa da filosofia e da cultura no RN. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 79–99, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1944. Acesso em: 23 jan. 2025.

Edição

Seção

FLUXO CONTíNUO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)