O MORAL E O TEOLOGAL
felicidade e religação em Xavier Zubiri e Tomás de Aquino
Palavras-chave:
Moral, Teologal, Felicidade, Religação, Lei NaturalResumo
o presente artigo pretende comparar a filosofia moral e a teologal de Zubiri com a ética tomasiana, a fim de esclarecer a relação entre as noções de "Lei Natural" e "religação".
Downloads
Referências
AQUINO, Sto. Tomás de. O ente e a essência. Trad. D. Odilão Moura, OSB. Rio de Janeiro: Presença, 1981.
______. Suma Teológica, vol. III (I Seção I da II Parte II – Questões 1-48). 2ª ed. São Paulo: Loyola, 2009. Vol. IV (I Seção I da II Parte II – Questões 49-114). São Paulo: Edições Loyola.
______. Escritos políticos de Santo Tomás de Aquino ("Tratado da Lei" na Suma Teológica e Do reino ou do governo dos príncipes ao rei do Chipre). Trad. Francisco Benjamin de Souza Neto. Petrópolis: Vozes, 2011 (Coleção Textos Filosóficos).
______. A Sindérese e a Consciência (Questões disputadas sobre a Verdade, Questões 16 e 17). Trad. Paulo Faitanin e Bernardo Veiga. Campinas: Ecclesiae, 2015.
______. O Bem (Questões disputadas sobre a Verdade, Questão 21). Trad. Paulo Faitanin e Bernardo Veiga. Campinas: Ecclesiae, 2015.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. In Textos seletos. São Paulo: Nova Cultural, 1996 (Os Pensadores).
CAMUS, Albert. O Estrangeiro. Trad. Valerie Rumjanek. Rio de Janeiro: Record, 2013.
COPLESTONE, Frederick. El pensamiento de Santo Tomás. 5ª reimpressão. México: Fondo de Cultura Económica, 1999.
FRANKL, Viktor. A presença ignorada de Deus. Petrópolis: Vozes, 1992.
KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. Trad. Paulo Quintela. Lisboa: Edições 70, 1997.
SÊNECA. Da vida feliz. Trad. João Carlos Cabral Mendonça. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
SERTILLANGES, A.-D. As grandes Teses da Filosofia Tomista. Braga: Livraria Cruz, 1951.
SÓFOCLES, Antígona. In Tragedias. Trad. A. Alamillo. Madrid: Gregos, 2006.
VVAA. Ética e estética en Xavier Zubiri. Madrid: Trotta; Fundación Xavier Zubiri, 1996.
ZUBIRI, Xavier. Sobre el hombre. Madrid: Alianza Editorial; Sociedad de Estudios y Publicações, 1986.
_______. El problema filosófico de la historia de las religiones. Madrid: Alianza Editorial, 1993.
_______. Los problemas fundamentales de la metafísica occidental. Madrid: Alianza Editorial; Fundación Xavier Zubiri, 1994.
_______. Inteligencia y realidad. 5ª ed. Madrid: Alianza Editorial; Fundación Xavier Zubiri, 1998.
_______. El hombre y Dios. 6ª ed. Madrid: Alianza Editorial; Fundación Xavier Zubiri, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE DIREITO AUTORAL
1 Ao submeter trabalhos í revista Trilhas Filosóficas, caso este seja aprovado, o autor autoriza sua publicação sem quaisquer ônus para a revista ou para seus editores.
2 Os direitos autorais dos artigos publicados na Trilhas Filosóficas são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
3 Fica resguardado ao autor o direito de republicar seu trabalho, do modo como lhe aprouver (em sites, blogs, repositórios, ou na forma de capítulos de livros), desde que em data posterior fazendo a referência í revista Trilhas Filosóficas como publicação original.
4 A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
5 Os originais não serão devolvidos aos autores.
6 As opiniões emitidas pelos autores são de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
7 Ao submeterem seus trabalhos í Trilhas Filosóficas os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos, ou seja, não publicados anteriormente em qualquer meio digital ou impresso.
8 A revista Trilhas Filosóficas, motivada em dar ampla divulgação das publicações, poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista, através do link da edição de um número publicado, ou mesmo fornecendo o link de artigo específico publicado, em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, Scribd, etc).
9 A revista Trilhas Filosóficas adota a Política de Acesso Livre para os trabalhos publicados sendo sua publicação de acesso livre, pública e gratuita. Portanto, os autores ao submeterem seus trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito sob a licença Creative Commons - Atribuição Não-comercial 4.0 Internacional.
10 O trabalho submetido poderá passar por algum software em busca de possíveis plágios para averiguar a autenticidade do material e, assim, assegurar a credibilidade das publicações da Trilhas Filosóficas e do próprio autor diante da comunidade filosófica do país e do exterior.
11 Mas, apesar disto, após aprovação e publicação do artigo, for constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
12 Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista Trilhas Filosóficas, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhes garantidos o direito í ampla defesa.
13 Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.