A CIÊNCIA POSITIVA NA PERSPECTIVA DA L"™ACTION (1893)

Autores

  • Galileu Galilei Medeiros de Souza UERN
  • Emerson Araújo de Medeiros UERN
  • Elisiane Pereira de Azevedo UERN
  • Francineide Araújo de Medeiros UERN

Palavras-chave:

Ciência positiva, Método, Filosofia da Ciência, Postulados, Filosofia da ação

Resumo

o artigo pretende indicar a interpretação de Maurice Blondel sobre a ciência positiva de acordo com a sua L"™Action (1893), a saber, que a ciência positiva se constrói pela ação humana, sem a qual não pode se justificar. Partimos da caracterização do que é a ciência positiva, considerando sobretudo o seu método, baseando-nos principalmente em considerações feitas a esse respeito por Karl Popper (2007) e Thomas Kuhn (2013). Em um segundo momento, procuraremos explicitar a argumentação blondeliana sobre o estatuto da ciência positiva, entendida como o resultado de um fecundo comércio entre ciências dedutivas e ciências experimentais, apoiado em uma falha constitutiva.

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Biografia do Autor

Galileu Galilei Medeiros de Souza, UERN

Doutor em Filosofia e professor do PROF-FILO-UERN

Emerson Araújo de Medeiros, UERN

Mestre em Teologia Moral, Mestrando em Filosofia (PROF-FILO-UERN) e professor da rede estadual de ensino- RN

Elisiane Pereira de Azevedo, UERN

Graduanda em filosofia na UERN

Francineide Araújo de Medeiros, UERN

Graduanda em filosofia na UERN

Referências

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Publicado

2020-09-07

Como Citar

SOUZA, G. G. M. de; MEDEIROS, E. A. de .; AZEVEDO, E. P. de .; MEDEIROS, F. A. de . A CIÊNCIA POSITIVA NA PERSPECTIVA DA L"™ACTION (1893). Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 101–119, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/2384. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

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