LA MÍSTICA DEL CUSANO:

coincidencias y diferencias con el pensamiento de San Agustí­n

Autores

  • Alexia Schmitt Universidad del Salvador, Argentina

DOI:

https://doi.org/10.25244/tf.v13i1.2397

Palavras-chave:

Mí­stica, Infinito, Incompreensí­vel, Docta ignorantia, Amar

Resumo

Ao procurar conhecer o mundo e a si mesmo o homem busca, em última instância, aproximar-se do princí­pio: essa é a dimensão mí­stica do conhecimento humano para Nicolau. Três grandes coincidências surgirão entre a mí­stica do Cusano e o pensamento de Santo Agostinho. A primeira é que antes do momento mí­stico é necessário preparar-se para conhecer o que se busca amar. A segunda: durante o momento cognitivo os dois advertem sobre a infinitude divina, e portanto, concluem sua incompreensibilidade com respeito ao nosso conhecer, culminando com uma douta ignorância. Não obstante, ao aprofundar o significado de incompreensibilidade divina e douta ignorância em cada um destes pensadores, veremos que eles adquirem alcances diferentes. A terceira: sem o amor não se alcança a posse perfeita nem a assimilação ao exemplar. Em suma, para ambos, tanto o conhecimento como o amor são necessários para alcançar a verdadeira união com Deus. Contudo, tal posição implica, ao mesmo tempo, em uma particular concepção de mens humana, unidade de intelligere e diligere.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexia Schmitt, Universidad del Salvador, Argentina

Doctora en Filosofia por la Universidad del Salvador. Fue becaria doctoral y posdoctoral del Conicet, becaria del DAAD y de la Katholische Universität Eichstätt. Miembro del Cí­rculo de Estudios Cusanos de Buenos Aires. Desde 2016 es profesora asociada en Historia de la Filosofia Medieval en la Universidad del Salvador.

 

Referências

Fuentes
AGUSTÍN. Confesiones. Traducción de Piemonte, Gustavo, Buenos Aires: Colihue, 2006.

AUGUSTIN. Oeuvres de Saint Augustin, 76 vols. Cayré, Fulbert, y otros (eds.), Bibliothèque Augustinienne, publiée sous la direction des Études Augustiniennes. Paris: Desclée de Brouwer, 1949-2008.

AUGUSTINUS. Corpus Augustinianum Gissense (Werke und Literatur auf CD-ROM). Mayer, Cornelius, Basel, Schwabe, 1995.

NICHOLAS OF CUSA. Nicholas of Cusa"™s Didactic Sermons: A Selection. Hopkins, Jasper, Colorado: The Arthur J. Banning Press, 2008.

NICHOLAS OF CUSA. Nicholas of Cusa ´s debate with John Wenck, a translation and an Appraisal of De Ignota Litteratura and Apologia Doctae Ignorantiae. Hopkins, Jasper, Colorado: The Arthur J. Banning Press, 1988.

NICOLAI DE CUSA. Nicolai de Cusa opera omnia, 19 vols. Hoffmann, Ernst, Klibansky, Raymond et al (eds.), Hamburg: Academiae Litterarum Heidelbergensis, 1932-2006.

NICOLÁS DE CUSA. Acerca de la docta ignorancia. Libro III: Lo máximo absoluto y a la vez contracto (edición bilingüe). Traducción de Machetta, Jorge, Buenos Aires: Editorial Biblos, 2009.

NICOLÁS DE CUSA. Un ignorante discurre acerca de la mente. Idiota de mente (edición bilingüe). Traducción de Machetta, Jorge, Buenos Aires: Editorial Biblos, 2005.

NICOLÁS DE CUSA. Acerca de la docta ignorancia. Libro I: Lo máximo absoluto (edición bilingüe). Traducción de Machetta, Jorge, Buenos Aires: Editorial Biblos, 2003.

Bibliografí­a secundaria
BEIERWALTES, Werner. (1) Elementos mí­sticos en el pensamiento del Cusano. In: BEIERWALTES, Werner. Cusanus. Reflexión metafí­sica y espiritualidad. Navarra: Eunsa, 2005, p. 255-281.

BEIERWALTES, Werner. (2) El Dios oculto: Cusano y Dionisio. In: BEIERWALTES, Werner. Cusanus. Reflexión metafí­sica y espiritualidad. Navarra: Eunsa, 2005, p. 89-127.

BEIERWALTES, Werner. (3) Identidad y diferencia como principio del pensamiento del Cusano. In:
BEIERWALTES, Werner. Cusanus. Reflexión metafí­sica y espiritualidad. Navarra: Eunsa, 2005, p. 145-180.

BLUMENBERG, Hans. Die Legitimität der Neuzeit. Frankfurt a. M: Suhrkamp, 1966.

CARABINE, Deirdre. The Unknown God. Negative theology in the platonic tradition: Plato to Eriugena. Oregon: Wipf and Stock, 1995.

CASSIRER, Ernst. Individuum und Kosmos in der Philosophie der Renaissance. Darmstach: Teubner Verlag, 1963.

FISCHER, Norbert. Zur philosophischen Struktur des Cusanischen Denkens. Theologie und Glaube 91 (2001), p. 24-42.

GILSON, Étienne. Introduction à l´étude de Saint Augustine. Paris: Vrin, 1949.

HAAS, Alois M. «"¦das Letzte unserer Sehnsüchte erlangen». Nikolaus von Kues als Mystiker, Universtität Trier (2008), p. 1-68.

KREMER, Klaus. Erkennen bei Nikolaus von Kues. Apriorismus – Assimilation – Abstraktion. In:
KREMER, Klaus. Praegustatio naturalis sapientiae. Gott suchen mit Nikolaus von Kues. Münster: Aschendorff, 2004, p. 1-49.

KREUZER, Johann. Der Geist als imago Dei – Augustinus und Cusanus. In: REINHARDT, Klaus / SCHWAETZER, Harald. Nikolaus von Kues in der Geschichte des Platonismus. Regensburg: S. Roderer-Verlag, 2007, p. 65-86.

SCHULZ, Walter. Der Gott der neuzeitlichen Philosophie. Pfullingen: Günther Neske Verlag, 1957.

VOLKMANN-SCHLUCK, Karl Heinz. Die Philosophie des Nikolaus von Cues. Eine Vorform der Neuzeitlichen Metaphysik. Stuttgart: Archiv für Philosophie 3\4, 1950.

Publicado

2020-09-07

Como Citar

SCHMITT, A. . LA MÍSTICA DEL CUSANO:: coincidencias y diferencias con el pensamiento de San Agustí­n. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 55–77, 2020. DOI: 10.25244/tf.v13i1.2397. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/2397. Acesso em: 4 jul. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ FILOSOFIA E MíSTICA (v.13, n.1, 2020)