Aproximação, interdependência e inter-relação:

elementos da sociologia da moralidade em Bauman, Elias e Arendt

Autores

  • Bruno Celso Sabino Leite FIS-PE

DOI:

https://doi.org/10.25244/tf.v14i1.2788

Palavras-chave:

Moralidade, Distanciamennto, Interdependência, Inter-relação

Resumo

Neste trabalho, propus-me a explicitar sob a forma de esboço algumas possibilidades de se definir a moralidade sobre um ponto de vista sociológico. Para tanto, utilizei conceitos de três autores que suponho poderem ser associados a uma possí­vel conceituação de moralidade. Os conceitos são: aproximação, interdependência e inter-relação. Seus respectivos autores são Bauman (1998), Norbert Elias e Hannah Arendt (1999; 2010 (A); 2010 (B)). Um dos supostos do trabalho não é apenas que uma definição mí­nima de moralidade pode ser traçada a partir desses conceitos, mas também que a moralidade pode ser pensada em termos de delimitações e diferenciações entre atos morais e imorais sem que, com isso, tenha-se que recorrer a definições filosóficas ou particularistas (relativistas). Pressupus ainda, que algumas relações de afinidades possam ser traçadas entre os conceitos de aproximação, interdependência e inter-relação no intuito da possí­vel definição sociológica da moralidade. Logicamente que se trata de uma problemática apontada, mas infelizmente algo a ser desenvolvido em outro momento.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Celso Sabino Leite, FIS-PE

Doutor em Sociologia (PPGS-UFPB), Graduado (2006) e Mestre (2010) em História pela Universidade Federal da Paraí­ba. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação do Estado, Instrução Pública e Pensamento Polí­tico Liberal

Referências

ARENDT, Hannah. Eichmann em Jerusalém: um relato sobre a banalidade do mal. Tradução de José Rubens Siqueira. São Paulo: Cia da Letras, 1999.

ARENDT, Hannah. Introdução na polí­tica. In: A promessa da polí­tica. Tradução de Pedro Jorgensen Jr. Rio de Janeiro: DIFEL, 2010 (A). p. 144-265.

ARENDT, Hannah. Epilogo. In: A promessa da polí­tica. Tradução de Pedro Jorgensen Jr. Rio de Janeiro: DIFEL, 2010 (B). p. 266-269.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e Holocausto. Tradução de Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

ELIAS, Norbet. O processo civilizador. Vol. 2: formação do estado e civilização. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.

ELIAS, Norbet. Os alemães: a luta pelo poder e a evolução do habitus nos séculos XIX e XX. Tradução de ílvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.

LUKES, Steven. The Social Construction of Morality? In: HITLIN, Steven; VAISEY, Stephen (Editors). Handbook of The Sociology of Morality. Texas: Springer, [s.d] p. 549-560.

WALLERSTEIN, Immanuel. O sistema mundial moderno: A agricultura capitalista e as origens da economia-mundo européia no século XVI. Vol. 1. Tradução de Carlos Leite, Fátima Martins e Joel de Lisboa. Porto: Afrontamento, [s.d.].

Downloads

Publicado

2021-10-27

Como Citar

LEITE, Bruno Celso Sabino. Aproximação, interdependência e inter-relação:: elementos da sociologia da moralidade em Bauman, Elias e Arendt. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 207–222, 2021. DOI: 10.25244/tf.v14i1.2788. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/2788. Acesso em: 23 jan. 2025.