Il pensiero vivente:
A 130 anni dalla nascita di Gabriel Marcel
DOI:
https://doi.org/10.25244/tf.v13i3.296Palavras-chave:
Vida-morte. Amor. Tempo. Entrelaçamento. Orfismo. Metamorfose.Resumo
Pensamento vivo. 130 anos após o nascimento de Gabriel Marcel
O texto deseja celebrar o nascimento de Gabriel Marcel, falando da comparação que ele esboça nos seus textos com o tema da morte. Tal comparação testemunha o caráter sempre vivo e renascente do pensamento de Marcel: não porque exclua a morte como seu oposto, mas porque reconhece o seu indissolúvel entrelaçamento. O binômio de vida-morte, como aqueles entre ser-ter e mistério-problema, oferece uma dinâmica de recíproca implicação, de mútua dependência, entre termos diferentes, mas necessários uns aos outros. Marcel descreve a experiencia de sua secreta troca e de sua transmutação contínua, que contesta a oposição de Mesmo-Outro, apropriando-se do intercâmbio entre Próprio-Estranho. A morte é como a realidade misteriosa do amor e do nascimento: se encontram no coração da experiencia e produzem uma íntima transformação da existência e a continua germinação do pensamento. Nessas experiencias Marcel vive o entrelaçamento do tempo com a eternidade, na qual toma forma seu neo-orfismo de inspiração rilkiana, centrado no espírito de metamorfose.
Palavras-chave: "VIDA-MORTE". "AMOR". "TEMPO". "ENTRELAçAMENTO". "ORFISMO". "METAMORFOSE".
Downloads
Referências
ARENDT, Hannah, The Human Condition. Chicago: Chicago Press, 1958.
DELEUZE, Gilles. Marcel Proust et les signes. Paris: P.U.F., 1964, éd augmentée 1976.
GENSABELLA FURNARI, Marianna, Il morire, tempo di speranza. A partire da Gabriel Marcel. In: BRENA, Gian Luigi. Il tempo della morte. Padova: Gregoriana, 1996.
IONESCO, Eugène. Théâtre complet. Paris: Gallimard, 1991.
KASSNER, Buch der Erinnerung. Leipzig: Insel Verlag, 1938.
LARKIN, Philip. The trees. In: ID., High Windows. London: Faber & Faber, 1974.
MARCEL, Gabriel. Préface a Le seuil invisible. Paris: Grasset, 1914.
MARCEL, Gabriel. Journal métaphysique. Paris: Gallimard, 1927.
MARCEL, Gabriel. Du refus í l"™invocation. Paris: Gallimard, 1940.
MARCEL, Gabriel. Homo viator: Une métaphysique de l"™espérance. Paris: Aubier, 1944.
MARCEL, Gabriel. Le Mystère de l"™être. Paris: Aubier, 1951a
MARCEL, Gabriel. Le Mystère de l"™être. Paris: Aubier, 1951b
MARCEL, Gabriel. Notes pour une philosophie de l"™amour. Revue de Métaphysique et de Morale, 4 (1954).
MARCEL, Gabriel. Présence et immortalité. Paris: Flammarion, 1959.
MARCEL, Gabriel. Pour une sagesse tragique et son au-delí . Paris: Plon, 1968.
MARCEL, Gabriel. En chemin, vers quel éveil?. Paris: Gallimard, 1971.
MARCEL, Gabriel. Gabriel Marcel interrogé par Pierre Boutang. Paris: Editions J.-M. Place, 1977.
MARCEL, Gabriel. Être et Avoir. Paris: Éditions Universitaires, 1991.
PERONE, Ugo. Il presente possibile. Napoli: Guida, 2005.
POMA, Iolanda. Gabriel Marcel (1889-1973). Narratore dell"™io filosofico. Annuario filosofico, n. 28, Milano: Mursia, 2013.
POMA, Iolanda. Gabriel Marcel: a gênese ininterrupta do pensamento a partir de o Diário metafísico. In: SILVA, Claudinei Aparecido de Freitas – RIVA, Franco. Compêndio Gabriel Marcel. Cascavel: Edunioeste, 2017.
POMA, Iolanda. Gabriel Marcel. La soglia invisibile. Napoli: Edizioni Scientifiche Italiane, 2008.
RICÅ’UR, Paul. Gabriel Marcel et la phénoménologie. In: AA.VV, Entretiens autour de Gabriel Marcel. Neuchatel: La Baconnière, 1976.
RILKE, Rainer Maria. Das Buch von der Armut und vom Tode. In: Das Studen-Buch. Leipzig: Insel Verlag, 1905.
RILKE, Rainer Maria. Orpheus. Eurydike. Hermes. In: Neue Gedichte. Leipzig: Insel Verlag, 1907.
RILKE, Rainer Maria. Die Sonette an Orpheus. Leipzig: Insel Verlag, 1922.
RILKE, Rainer Maria. Duineser Elegien. Leipzig: Insel Verlag, 1923.
RILKE, Rainer Maria. Briefe an einen jungen Dichter. Leipzig: Insel Verlag, 1929.
RILKE, Rainer Maria. Tegebücher aus der Frühzeit. Leipzig: Insel Verlag, 1942.
RILKE, Rainer Maria. Magie. In: Die Gedichte in einem Band. Leipzig: Insel Verlag, 1986.
SILESIUS, Angelus. Cherubinischer Wandersmann. Berlin: Glatz, 1675.
SILVA, Claudinei Aparecido de Freitas, Entre Körper e Leib: Gabriel Marcel e o corpo como Ur-Gefühl. In: SILVA, Claudinei Aparecido de Freitas – RIVA, Franco. Compêndio Gabriel Marcel. Cascavel: Edunioeste, 2017.
TILLIETTE, Xavier. Gabriel Marcel et l"™autre royame. In: LEVINAS, Emmanuel –
TILLIETTE, Xavier – RICÅ’UR, Paul. Jean Wahl et Gabriel Marcel. Paris: Beauchesne, 1976.
VETÖ, Miklos. Gabriel Marcel. Les grand thèmes de sa philosophie. Paris: L"™Harmattan, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE DIREITO AUTORAL
1 Ao submeter trabalhos í revista Trilhas Filosóficas, caso este seja aprovado, o autor autoriza sua publicação sem quaisquer ônus para a revista ou para seus editores.
2 Os direitos autorais dos artigos publicados na Trilhas Filosóficas são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
3 Fica resguardado ao autor o direito de republicar seu trabalho, do modo como lhe aprouver (em sites, blogs, repositórios, ou na forma de capítulos de livros), desde que em data posterior fazendo a referência í revista Trilhas Filosóficas como publicação original.
4 A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
5 Os originais não serão devolvidos aos autores.
6 As opiniões emitidas pelos autores são de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
7 Ao submeterem seus trabalhos í Trilhas Filosóficas os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos, ou seja, não publicados anteriormente em qualquer meio digital ou impresso.
8 A revista Trilhas Filosóficas, motivada em dar ampla divulgação das publicações, poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista, através do link da edição de um número publicado, ou mesmo fornecendo o link de artigo específico publicado, em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, Scribd, etc).
9 A revista Trilhas Filosóficas adota a Política de Acesso Livre para os trabalhos publicados sendo sua publicação de acesso livre, pública e gratuita. Portanto, os autores ao submeterem seus trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito sob a licença Creative Commons - Atribuição Não-comercial 4.0 Internacional.
10 O trabalho submetido poderá passar por algum software em busca de possíveis plágios para averiguar a autenticidade do material e, assim, assegurar a credibilidade das publicações da Trilhas Filosóficas e do próprio autor diante da comunidade filosófica do país e do exterior.
11 Mas, apesar disto, após aprovação e publicação do artigo, for constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
12 Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista Trilhas Filosóficas, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhes garantidos o direito í ampla defesa.
13 Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.