A respeito de sagrado. Sagrado como aparência:

superfí­cie, jogado, à toa

Autores

  • Gilvan Fogel UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.25244/tf.v14i1.3530

Palavras-chave:

Sagrado, Ser, Aparecer

Resumo

O sagrado como o acontecimento ser-aparecer "• pura superfí­cie. Extraordinário! Aparecer não é manifestar-se "• aparência não é manifestação. Superfí­cie, pura superfí­cie, põe mistério. Mistério não tapa, não obstrui, escondendo e adiando infinitamente. Mistério encerra retração, recuo, sim, mas ele mostra à medida que se retrai e graças ao retrair-se "• mostra/revela o escuro como escuro, o não ver como não ver, o não saber como não saber, o não poder como não poder, a ausência como ausência, enfim, o sem fundo (o abissal) como sem fundo (o abissal). A presença da ausência como ausência. A superfí­cie do abismo. Acolhendo mistério, o sagrado, impera finitude como o registro e a regência da e na vida "• finitude como a casa do homem. A Terra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilvan Fogel, UFRJ

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Católica de Petrópolis (1971), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975) e doutorado em Filosofia - Karl-Ruprecht Universität Heidelberg, com a tese "Nietzsches Gedanke der Überwindung der Metaphysik (O pensamento nietzschiano da superação da metafí­sica) 1980. Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, membro do Conselho editorial da coleção Pensamento Humano, - Editora Vozes. Trabalha com filosofia alemã contemporânea (Nietzsche e Heidegger, principalmente; fenomenologia, de modo geral). Concentra também seu trabalho na articulação/relação entre filosofia e literatura. A partir daí­, ocupa-se com questões de arte e pensamento.

Referências

ROSA, J. G.. O Espelho, em Primeiras estórias. José Olympio Editora, Rio, 1981
HEGEL. Wissenschaft der Logik. Felix Meiner, Hamburg, Ed. Lasson.
HERÁCLITO, frag. 64.
NIETZSCHE, F., KGW VII-3, 40[52], p. 386, s. 8
NIETZSCHE, F. KGW, VIII-1, S. 138.
NIETZSCHE, F. A Vontade de Poder. Tradução de. Marcos S. P. Fernandes e Francisco J. D. de Moraes. Rio de Janeiro: Contraponto, 2008, nr. 556, p. 290.
NIETZSCHE, F. O Anticristo, nr. 19.
NIETZSCHE, F. Assim flava Zaratustra.

Downloads

Publicado

2021-10-26

Como Citar

FOGEL, Gilvan. A respeito de sagrado. Sagrado como aparência:: superfí­cie, jogado, à toa. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 13–22, 2021. DOI: 10.25244/tf.v14i1.3530. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/3530. Acesso em: 23 jan. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ SAGRADO E POESIA NO PENSAMENTO DE HEIDEGGER - (v.14, n.1, 2021)