Tornar-se naquele que se é:
figuras marcelianas do caminho para si-mesmo
DOI:
https://doi.org/10.25244/tf.v13i3.364Palavras-chave:
Itinerância, vocação, fidelidade, devirResumo
Trata-se, no presente artigo, de articular a injunção de Píndaro "Torna-te naquele que és" com a máxima de Gabriel Marcel "ser é estar a caminho", de modo a elucidar a noção e discernir o sentido da "itinerância existencial" no seio da reflexão do filósofo francês. Diríamos que à pergunta nuclear da "ontologia concreta" marceliana "o que sou?" pode responder-se através da referida exortação, de origem pindárica, retomada e comutada, quase insensivelmente, numa atestação. Poderia então dizer-se: "sou aquele em que(m) devo tornar-me". A partir desta articulação nocional indicamos as figuras centrais do caminho para si-mesmo: o amor e a esperança tecidos de fidelidade criadora. Concluir-se-á então que o caminho de acesso a si-mesmo implica a comunhão com a alteridade contingente e absoluta.
Downloads
Referências
HEIDEGGER, Martin. Introdução í Metafísica. Trad. de Mário Matos e Bernhard Sylla. Lisboa: Piaget, 2017;
JANKELEVITCH. Vladimir. Le Je-ne-sais-quoi et le presque-rien: vol. 2: La Méconnaissance, le malentendu. Paris: Seuil, 1980 ;
JANKELEVITCH. Vladimir. Traité des vertus: tome 2: Les vertus et l'Amour. Paris: Bordas/Flammarion 1970 ;
LAVELLE. Louis - De L´Être. Paris: Aubier, 1947.
MACINTYRE. Alasdair. After Virtue: a study in moral theory. Notre Dame: University of Notre Dame Press, 2007
MARCEL, Gabriel. Regard en arrière. In: Existentialisme chrétien: Gabriel Marcel. Paris: Plon, 1947
MARCEL. Gabriel. Du refus í l´ Invocation. Paris: Gallimard, 1940.
MARCEL. Gabriel. Être et Avoir: vol.1: Journal métaphysique (1929-1933). Paris: Aubier Montaigne, 1968
MARCEL. Gabriel. Homo Viator: Prolégomènes í une Métaphysique de l´Espérance. Paris: Association Présence de Gabriel Marcel, 1997
MARCEL. Gabriel. Journal Métaphysique. Paris: Gallimard, 1997b
MARCEL. Gabriel. La dignité humaine et ses assises existentielles. Paris: Aubier-Montaigne, 1964.
MARCEL. Gabriel. Le déclin de la sagesse. Paris : Librairie Plon, 1954.
MARCEL. Gabriel. Le Mystère de l´Être: vol. I Réflexion et Mystère. Paris: Association Présence de Gabriel Marcel, 1997b
MARCEL. Gabriel. Position et Approches Concrètes du Mystére Ontologique. Paris: Vrin, 1949
MARCEL. Gabriel. Pour une sagesse tragique et son au-delí . [Paris]: Plon, 1968
MARCEL. Gabriel. Présence et immortalité. Paris: Association Présence de Gabriel Marcel, 2001
NIETZSCHE , Friedrich. Ecce Homo. Trad. de Artur Morão. Covilhã: Universidade da Beira Interior, 2008
NIETZSCHE, Friedrich. A Gaia Ciência. Trad. de Alfredo Margarido. Lisboa: Guimarães, 1984
NIETZSCHE, Friedrich. Schopenhauer éducateur. In: Considérations inactuelles III et IV, Texte établi par G. Colli et M. Montinari, Trad. Henri-Alexis Baatsch [et al.], Gallimard, Folio essais, Paris, 1990
NIETZSCHE, Friedrich. Humano Demasiado Humano. Trad. de Paulo Osório de Castro. Lisboa: Relógio D'ígua, 1997
PíNDARO. Odes Píticas. Trad. e notas de António Castro Caeiro. [Lisboa]: Prime Books, 2006. p. 40
RICÅ’UR. Paul - Soi-même comme un autre. Paris: Seuil, 1990
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE DIREITO AUTORAL
1 Ao submeter trabalhos í revista Trilhas Filosóficas, caso este seja aprovado, o autor autoriza sua publicação sem quaisquer ônus para a revista ou para seus editores.
2 Os direitos autorais dos artigos publicados na Trilhas Filosóficas são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
3 Fica resguardado ao autor o direito de republicar seu trabalho, do modo como lhe aprouver (em sites, blogs, repositórios, ou na forma de capítulos de livros), desde que em data posterior fazendo a referência í revista Trilhas Filosóficas como publicação original.
4 A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
5 Os originais não serão devolvidos aos autores.
6 As opiniões emitidas pelos autores são de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
7 Ao submeterem seus trabalhos í Trilhas Filosóficas os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos, ou seja, não publicados anteriormente em qualquer meio digital ou impresso.
8 A revista Trilhas Filosóficas, motivada em dar ampla divulgação das publicações, poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista, através do link da edição de um número publicado, ou mesmo fornecendo o link de artigo específico publicado, em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, Scribd, etc).
9 A revista Trilhas Filosóficas adota a Política de Acesso Livre para os trabalhos publicados sendo sua publicação de acesso livre, pública e gratuita. Portanto, os autores ao submeterem seus trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito sob a licença Creative Commons - Atribuição Não-comercial 4.0 Internacional.
10 O trabalho submetido poderá passar por algum software em busca de possíveis plágios para averiguar a autenticidade do material e, assim, assegurar a credibilidade das publicações da Trilhas Filosóficas e do próprio autor diante da comunidade filosófica do país e do exterior.
11 Mas, apesar disto, após aprovação e publicação do artigo, for constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
12 Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista Trilhas Filosóficas, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhes garantidos o direito í ampla defesa.
13 Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.