Uma análise do conceito de ousia em Aristóteles
DOI:
https://doi.org/10.25244/tf.v15i1.4034Palavras-chave:
Ousia, Metafísica, Ser, Ciência, PrincípiosResumo
O objetivo deste artigo é descrever e analisar o conceito de ousia na Metafísica de Aristóteles. Para realizar o exercício reflexivo mencionado, o trabalho em pauta procura mostrar como a ousia aparece na obra do Estagirita, privilegiando inicialmente uma análise a partir dos livros VII, VIII e IX (respectivamente, Dzeta (Ζ), Eta (Η), Teta (Θ)), pois é nesta tríade que Aristóteles se esforça para determinar as causas primeiras, ou seja, os princípios. A ciência do ser enquanto ser, típica ciência dos filósofos, que trata de uma certa universalidade, fato que a distingue das ciências particulares, possibilitará a Aristóteles se distinguir de toda uma tradição filosófica, dialogando com a mesma, mas superando-a através de uma investigação profunda a partir da noção de ousia (substância). Na sequência, o esforço reflexivo recairá sobre o livro XII (Lambda (Ʌ)), que pode ser descrito como um tratado teórico sobre a ousia, pois busca os princípios e as causas das ousiai. Neste sentido, através de um recorte epistemológico e metodológico, almeja-se evidenciar de maneira sucinta, a exposição aristotélica sobre a substância sensível e a substância suprassensível.
Downloads
Referências
ANGIONI, Lucas. O hilemorfismo como modelo de explicação científica na filosofia da natureza em Aristóteles. Belo Horizonte: Kriterion, Vol. XLI, n.102, 2000.
ANGIONI, Lucas. As Noções Aristotélicas Substância e Essência: o livro VII da Metafísica de Aristóteles. Campinas: UNICAMP, 2008.
ARISTÓTELES. Metafísica. São Paulo: Loyola, 2014. Volume I. [Ensaio Introdutório].
ARISTÓTELES. Metafísica. São Paulo: Loyola, 2015. Volume II. [Texto grego com tradução ao lado].
ARISTÓTELES. Metafísica. São Paulo: Loyola, 2017. Volume III. [Sumários e Comentários].
AUBENQUE, Pierre. Desconstruir a Metafísica? São Paulo: Loyola, 2012.
AUBENQUE, Pierre. O problema do ser em Aristóteles: ensaios sobre a problemática aristotélica. São Paulo: Paulus, 2012.b
BERTI, Enrico. Existe uma teologia de Aristóteles? In: LANGLOIS, Luc. ZARKA, Yves Charles. Os filósofos e a questão de Deus. São Paulo: Loyola, 2009.
BERTI, Enrico. Estrutura e Significado da Metafísica de Aristóteles. São Paulo: Paulus, 2012.
DIÔGENES LAÊRTIOS. Vidas e Doutrinas dos Filósofos Ilustres. Brasília: UNB, 2008.
HAMELIN, Guy. Ciência e Saber. A importância da concepção platônica da natureza da epistêmê em Aristóteles. Journal of Ancient Philosophy. ISSN 1981-9471 - FFLCH/USP. São Paulo, v.12, n.1. p. 1-21, 2018. Disponível em: file:///C:/Users/dell/Downloads/130745-Article%20Text-296962-1-10-20180619.pdf
REALE, Giovanni. Ensaio Introdutório. In: ARISTÓTELES. Metafísica. São Paulo: Loyola, 2014. Volume I.
REALE, Giovanni. Sumários e Comentários. In: ARISTÓTELES. Metafísica. São Paulo: Loyola, 2017. Volume III.
ZINGANO, Marco. “As Categorias de Aristóteles e a doutrina dos traços do ser”. In: Revista Dois pontos: Revista dos Departamentos de Filosofia da Universidade Federal do Paraná e da Universidade Federal de São Carlos. Curitiba, São Carlos vol. 10, n. 2, p.225-254, outubro, 2013. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/doispontos/article/view/32185/21775
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Gerson Leite de Moraes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
DECLARAÇíO DE DIREITO AUTORAL
1 Ao submeter trabalhos í revista Trilhas Filosóficas, caso este seja aprovado, o autor autoriza sua publicação sem quaisquer ônus para a revista ou para seus editores.
2 Os direitos autorais dos artigos publicados na Trilhas Filosóficas são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
3 Fica resguardado ao autor o direito de republicar seu trabalho, do modo como lhe aprouver (em sites, blogs, repositórios, ou na forma de capítulos de livros), desde que em data posterior fazendo a referência í revista Trilhas Filosóficas como publicação original.
4 A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
5 Os originais não serão devolvidos aos autores.
6 As opiniões emitidas pelos autores são de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
7 Ao submeterem seus trabalhos í Trilhas Filosóficas os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos, ou seja, não publicados anteriormente em qualquer meio digital ou impresso.
8 A revista Trilhas Filosóficas, motivada em dar ampla divulgação das publicações, poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista, através do link da edição de um número publicado, ou mesmo fornecendo o link de artigo específico publicado, em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, Scribd, etc).
9 A revista Trilhas Filosóficas adota a Política de Acesso Livre para os trabalhos publicados sendo sua publicação de acesso livre, pública e gratuita. Portanto, os autores ao submeterem seus trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito sob a licença Creative Commons - Atribuição Não-comercial 4.0 Internacional.
10 O trabalho submetido poderá passar por algum software em busca de possíveis plágios para averiguar a autenticidade do material e, assim, assegurar a credibilidade das publicações da Trilhas Filosóficas e do próprio autor diante da comunidade filosófica do país e do exterior.
11 Mas, apesar disto, após aprovação e publicação do artigo, for constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
12 Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista Trilhas Filosóficas, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhes garantidos o direito í ampla defesa.
13 Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.