Educação como ética em Kierkegaard e Paulo Freire:

por uma educação ético-existencial

Autores

  • Jorge Miranda de Almeida UESB

DOI:

https://doi.org/10.25244/tf.v14i2.4334

Palavras-chave:

Kierkegaard, Paulo Freire, Educação, Singularidade, relação

Resumo

O artigo aborda as relações entre Kierkegaard e Paulo Freire a partir da concepção da educação como ética e da ética como educação, de modo que a construção do processo do amadurecimento da personalidade da singularidade ocorra no interior de atitudes éticas. Dessa forma, pretende-se oferecer ao (a) leitor(a) a possibilidade de dialogar com Paulo Freire e Kierkegaard no que diz respeito ao COMO se realiza a educação e a ética no Brasil, como também o exercício de PRATICAR a Filosofia num contexto de crise sem precedentes na história da educação e da construção dos processos culturais, econômicos, religiosos, políticos, sociais e simbólicos no Brasil.

 

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Biografia do Autor

Jorge Miranda de Almeida, UESB

Pós-doutor pela Universidade do Vale do Rio do Sinos UNISINOS (2010). Doutorado em Filosofia pela Pontificia Università Gregoriana (2004). Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993) Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990).Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética, ética da alteridade, educação e as transformações da existência, ética e responsabilidade, ética e política; filosofia contemporânea e filosofia da existência. Autor do livro Kierkegaard, pela editora Zahar; autor e organizador do livro: Kierkegaard no Brasil: Festschrift em homenagem a Álvaro Valls. Autor do livro Ética e Existência em Kierkegaard e Lévinas, Edições UESB, 2009. Organizador e autor do livro Filosofia, Cinema e Educação, Edições UESB/FAEPSB, 2010; Organizador e autor do livro Pressupostos da educação para uma cultura de paz, Companhia Ilimitda, 2010; organizador e co-autor do livro Subjetividade, Filosofia e cultura, publicado pela editora LiberArs, 2011. organizador e co-autor do livro Educação, ética e cultura, publicado pela editora LiberArs, 2012. A educação em Kierkegaard e Paulo Freire: por uma educação ético-existencial, Edições UESB, 2013. autor e organizador do livro Memória, subjetividade e corporeidade, LiberArs, 2015; Memória subjetividade e justiça, 2016, Atualmente é professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e professor permanetne do programa de pós-graduação Stricto sensu em Memória: linguagem e sociedade (mestrado e doutorado, conceito 5 CAPES) e professor colaborador do programa de pós-graduação stricto sensu em Linguistica da UESB-BA. 

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Publicado

2022-11-26

Como Citar

ALMEIDA, J. M. de . Educação como ética em Kierkegaard e Paulo Freire:: por uma educação ético-existencial. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 125–143, 2022. DOI: 10.25244/tf.v14i2.4334. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/4334. Acesso em: 7 nov. 2024.