Uma crônica seridoense sobre duas décadas de filosofia
DOI:
https://doi.org/10.25244/1984-5561.2023.4665Palavras-chave:
Filosofia, Licenciatura, Projeto Pedagógico, Curso de Filosofia de CaicóResumo
O presente artigo é uma crônica com dados, datas, nomes, documentos e circunstâncias, que vieram a marcar a história dos 20 anos do Curso de Filosofia de Caicó, na perspectiva de um de seus professores. Parte-se do relato das suas origens como licenciatura, acompanha-se a sua consolidação no interior do Campus Caicó da Universidade do Rio Grande do Norte, e chega-se a uma descrição de alguns marcos históricos e pedagógicos que caracterizam o curso e o fazem ser o que ele é.
Downloads
Referências
ARISTÓTELES. Metafísica. v. 2 Texto Grego com tradução a frente e comentário de Giovanni Reale. São Paulo: Edições Loyola, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP n. 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP n. 2, de 19 de fevereiro de 2002. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP n. 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC — Formação).
BRASIL. Ministério da Educação; Conselho Nacional de Educação; Conselho Pleno. Resolução n. 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada, 2015.
FAGUET, Émile. A arte de ler. Campinas: Kírion, 2021.
GUITTON, Jean. O trabalho intelectual. Campinas: Kírion, 2018.
LÉVINAS, Emmanuel. Tra noi: saggi sul pensare-all’altro. Milano: Jaca Book, 2002.
MEDEIROS FILHO, João. O GDS ontem e o CDS hoje. In: SILVA, Francisco de Assis Costa e SOUZA, Galileu Galilei Medeiros de (Orgs.). In principio erat verbum: 80 anos de nossa história com o Colégio Diocesano Seridoense. Caicó/RN: Letra Capital, 2022, p. 38-45.
ORTEGA Y GASSET, José. Missão da Universidade. Rio de Janeiro: UFRJ, 1999.
PLATÃO. Teeteto. In: PLATÃO. Diálogos: Teeteto, Sofista, Protágoras. São Paulo: EDIPRO, 2014.
ROCHA, Jaime Vieira. Liber vi spiritus: liberdade pela força do espírito. Trilhas filosóficas. Caicó, Ano 1, n. 1, jan.-jun. 2008, p. 134-139.
TEIXEIRA NETO, José. Cenas pessoais e marcas educacionais do Diocesano. In: SILVA, Francisco de Assis Costa e SOUZA, Galileu Galilei Medeiros de (Orgs.). In principio erat verbum: 80 anos de nossa história com o Colégio Diocesano Seridoense. Caicó/RN: Letra Capital, 2022, p. 27-37.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Galileu Galilei Medeiros de Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
DECLARAÇíO DE DIREITO AUTORAL
1 Ao submeter trabalhos í revista Trilhas Filosóficas, caso este seja aprovado, o autor autoriza sua publicação sem quaisquer ônus para a revista ou para seus editores.
2 Os direitos autorais dos artigos publicados na Trilhas Filosóficas são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
3 Fica resguardado ao autor o direito de republicar seu trabalho, do modo como lhe aprouver (em sites, blogs, repositórios, ou na forma de capítulos de livros), desde que em data posterior fazendo a referência í revista Trilhas Filosóficas como publicação original.
4 A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
5 Os originais não serão devolvidos aos autores.
6 As opiniões emitidas pelos autores são de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
7 Ao submeterem seus trabalhos í Trilhas Filosóficas os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos, ou seja, não publicados anteriormente em qualquer meio digital ou impresso.
8 A revista Trilhas Filosóficas, motivada em dar ampla divulgação das publicações, poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista, através do link da edição de um número publicado, ou mesmo fornecendo o link de artigo específico publicado, em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, Scribd, etc).
9 A revista Trilhas Filosóficas adota a Política de Acesso Livre para os trabalhos publicados sendo sua publicação de acesso livre, pública e gratuita. Portanto, os autores ao submeterem seus trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito sob a licença Creative Commons - Atribuição Não-comercial 4.0 Internacional.
10 O trabalho submetido poderá passar por algum software em busca de possíveis plágios para averiguar a autenticidade do material e, assim, assegurar a credibilidade das publicações da Trilhas Filosóficas e do próprio autor diante da comunidade filosófica do país e do exterior.
11 Mas, apesar disto, após aprovação e publicação do artigo, for constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
12 Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista Trilhas Filosóficas, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhes garantidos o direito í ampla defesa.
13 Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.