Espectros do caos:
irracionalismo, ideologia e pandemia
DOI:
https://doi.org/10.25244/tf.v15i1.4831Palavras-chave:
Filosofia, Ciência, Ideologia, Irracionalismo, PandemiaResumo
A exposição se debruça sobre uma questão cotidianamente recorrente em nossa cultura: a ideologia. Para tanto, faremos um recorte, à luz desse tema, da problemática convencionalmente denominada de irracionalismo tendo como um de seus vetores a crise sanitária provocada pela covid-19. Procuraremos mostrar, flagrantemente no tocante ao caso brasileiro, que o negacionismo da ciência, que encontrara álibi no charlatanismo medicinal, é só mais um espectro do irracionalismo. Tudo se passa como se o irracionalismo nada mais se impusesse como uma agenda programática ou, se quiser, como expressão máxima de certo discurso ideológico “de plantão” que, ao contrário do que se crê, não é tão irracional assim, mas que segue uma lógica insidiosamente difusa, muito bem orquestrada do ponto de vista ético-político, por mais que tal lógica se preste a um culto do caos.
Downloads
Referências
ARAÚJO, S. M. “As várias faces da ideologia”, In: VVAA. Para filosofar. São Paulo: Scipione, 1995, p. 107-130.
CHAUÍ, M. O que é ideologia? 25. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.
EMPOLI, Giuliano da. Os engenheiros do caos. Tradução: Arnaldo Bloch. São Paulo: Vestígio, 2019.
GARCIA, J. N. Propaganda: ideologia e manipulação. São Paulo, RocketEditon, 2005.
GHIRALDELLI JR., P. “O que é ideologia?”, In: Centro de Estudos em Filosofia Americana, 2011, 14min41s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=DvU5nN-wP0Q
HEGEL, G. W. F. Filosofia do direito. 2. ed. Trad. Agemir Bavaresco et alii. São Paulo/Recife/São Leopoldo: Loyola/Editora UNISINOS/UNICAP, 2010.
MARX, K. Crítica da Filosofia do Direito de Hegel. Tradução de Rubens Enderle e Leonardo de Deus. Supervisão e notas Marcelo Backes. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2010.
SILVA, C. A. F. “Problema ou mistério? O estatuto da filosofia via Gabriel Marcel”, In: Problemata: Revista Internacional de Filosofia, v. 9, p. 188-205, 2018a. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/problemata/article/view/38078
DOI: https://doi.org/10.7443/problemata.v9i2.38078
_____. “A militância do concreto: Gabriel Marcel, acerca do engajamento”, In: Revista Ética e Filosofia Política, [Dossiê Especial: Husserl e sua herança fenomenológica], v. 1, p. 128-149, 2018b. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/eticaefilosofia/article/view/17615
DOI: https://doi.org/10.34019/2448-2137.2017.17615
_____. “Entre o ascetismo e a Kolakeïa: Marcel e o paradoxo do filósofo no mundo atual”. In: Trilhas Filosóficas [Dossiê Especial: 130 anos do nascimento de Gabriel Marcel], Caicó, RN, UERN, v. 13, p. 141-157, 2019. Disponível em: http://natal.uern.br/periodicos/index.php/RTF/article/view/431
DOI: https://doi.org/10.25244/tf.v13i3.431
_____. “A vida, hic et nunc: Gabriel Marcel, entornos hiperfenomenológicos”, In: Fragmentos de Cultura, [Dossiê Especial: Filosofia Contemporânea / Fenomenologia e Vida]; PUCGoiás, Goiânia, v. 31, 2021, p. 100-113 Disponível em: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/8590
DOI: http://dx.doi.org/10.18224/frag.v31i1.8590
SPRÖER, S. “Como a ideologia nazista usou e abusou de animais”, In: DW Mader for Minds, 13 jun/ 2020. Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/como-a-ideologia-nazista-usou-e-abusou-de-animais/a-53753476
VVAA. “Aids é o castigo de Deus”, In: Jornal Luta Democrática, out/1983.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Claudinei Aparecido de Freitas da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
DECLARAÇíO DE DIREITO AUTORAL
1 Ao submeter trabalhos í revista Trilhas Filosóficas, caso este seja aprovado, o autor autoriza sua publicação sem quaisquer ônus para a revista ou para seus editores.
2 Os direitos autorais dos artigos publicados na Trilhas Filosóficas são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
3 Fica resguardado ao autor o direito de republicar seu trabalho, do modo como lhe aprouver (em sites, blogs, repositórios, ou na forma de capítulos de livros), desde que em data posterior fazendo a referência í revista Trilhas Filosóficas como publicação original.
4 A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
5 Os originais não serão devolvidos aos autores.
6 As opiniões emitidas pelos autores são de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
7 Ao submeterem seus trabalhos í Trilhas Filosóficas os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos, ou seja, não publicados anteriormente em qualquer meio digital ou impresso.
8 A revista Trilhas Filosóficas, motivada em dar ampla divulgação das publicações, poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista, através do link da edição de um número publicado, ou mesmo fornecendo o link de artigo específico publicado, em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, Scribd, etc).
9 A revista Trilhas Filosóficas adota a Política de Acesso Livre para os trabalhos publicados sendo sua publicação de acesso livre, pública e gratuita. Portanto, os autores ao submeterem seus trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito sob a licença Creative Commons - Atribuição Não-comercial 4.0 Internacional.
10 O trabalho submetido poderá passar por algum software em busca de possíveis plágios para averiguar a autenticidade do material e, assim, assegurar a credibilidade das publicações da Trilhas Filosóficas e do próprio autor diante da comunidade filosófica do país e do exterior.
11 Mas, apesar disto, após aprovação e publicação do artigo, for constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
12 Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista Trilhas Filosóficas, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhes garantidos o direito í ampla defesa.
13 Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.