A relação entre fé e finitude em Lutero e Kierkegaard

Autores

  • Matheus Maia Schmaelter UERN/Caicó

DOI:

https://doi.org/10.25244/tf.v15i1.4832

Palavras-chave:

Cristianismo, Fé, Finitude, Infinitude, Teologia da cruz

Resumo

O presente artigo visa, sob uma perspectiva existencial e fundamentada na tradição cristã, refletir a respeito da problemática relação entre a fé e a finitude, de modo a apontar que a primeira só encontra-se plena na experiência da finitude, no que denominamos no título de retomada do mundo. Para isso, primeiramente analisamos a chamada theologia crucis, de Lutero, apresentada no Debate de Heidelberg, em que o reformador alemão defende, em posição crítica à escolástica, que o conhecimento de Deus só é possível naquilo que é visível, a saber, o Cristo crucificado. Em seguida, vemos como Kierkegaard, através do pseudônimo Johannes de Silentio em Temor e tremor, descreve a experiência da fé como um duplo movimento de resignação e retomada, caracterizando a fé no interior de uma experiência existencial paradoxal, que vive na tensão entre a finitude e a infinitude.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Maia Schmaelter, UERN/Caicó

Doutorando em filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e professor temporário na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) – Campus Avançado Caicó

Referências

CABRAL, Alexandre Marques. Teologia da transgressão. Ensaio sobre o princípio protestante a partir de Lutero, Nietzsche e Lévinas. Rio de Janeiro: Via Verita, 2017.

CARLISLE, Clare. Kierkegaard’s Fear and Trembling. A Reader’s Guide. New York: Continuum, 2010.

EBELING, Gerhard. O pensamento de Lutero. Trad. Elberto Michel. São Leopoldo: Editora Sinodal, 1988.

FORDE, Gerhard O. On Being a Theologian of the Cross. Michigan: Wm. B. Eerdmans Publishing Co., 1997.

KIERKEGAARD, Søren. Temor e Tremor. Trad. Elisabete M. de Sousa. Lisboa: Relógio d'Água Editores, 2009.

KIERKEGAARD, Søren. A doença para a morte. Tradução, introdução e notas de Jonas Roos. Petrópolis: Vozes, 2022.

LOEWENICH, Walter von. A teologia da cruz de Lutero. Trad. Walter O. Schlupp e Ilson Kayser. São Leopoldo: Editora Sinodal, 1988.

LUTERO, Martinho. O Debate de Heidelberg. Trad. Walter O. Schlupp. In.: LUTERO, Martinho.. Obras Selecionadas. V. 1, Os primórdios – Escritos de 1517 a 1519. Trad. Annemarie Höhn et al. São Leopoldo: Sinodal; Porto Alegre: Concórdia; Canoas: ULBRA, 2004.

MCGRATH, Alister. Lutero e a teologia da cruz. Trad. Markus Hediger. São Paulo: Cultura Cristã, 2014.

OBERMAN, Heiko A. Luther: man between God and the Devil. Translated by Eileen Walliser-Schwarzbart. Yale University Press, 1989.

Downloads

Publicado

2023-03-13

Como Citar

SCHMAELTER, M. M. A relação entre fé e finitude em Lutero e Kierkegaard. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 81–96, 2023. DOI: 10.25244/tf.v15i1.4832. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/4832. Acesso em: 24 dez. 2024.