Uma interpretação da ética de Epicuro a partir da noção de Par'hemâs
DOI:
https://doi.org/10.25244/tf.v15i2.4853Palavras-chave:
Ética, Epicuro, Par'hemâs, Destino, AutarquiaResumo
O par'hemâs de Epicuro indica um conjunto de potencialidades humanas que servem de evidência para o entendimento da relação entre homens e natureza. A partir da compreensão de par’hemâs, analisa-se como a ética, a physiología e as disputas com os teóricos do destino (heimarméne) se articulam na compreensão de que o homem é livre e, por isso mesmo, responsável por suas ações. Por fim, à luz do passo 133 da Carta a Meneceu, aborda-se como as noções de bem, sabedoria prática, autarquia, liberdade e deliberação se relacionam com a noção de par’hemâs.
Downloads
Referências
DIÔGENES LAÊRTIOS. Vidas e doutrinas dos filósofos ilustres. Trad. Mário da Gama Kury. Brasília: Edição da UNB, 2008.
DUVERNOY, J-F. O. Epicurismo e sua tradição antiga. São Paulo: Zahar, 1993.
EPICURO. Sentenças Vaticanas. Trad. Markus Figueira da Silva e Henrique Murachco. Rio de Janeiro: Nau editora, 2021.
FINLEY,M. I. Os Gregos antigos. Trad. Artur Mourão. Lisboa: Edições 70, 2002.
LONG, A. A.; SEDLEY, D. N. The Hellenistic philosophers v. 1. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.
LUCRÉCIO. Da Natureza. In: Epicuro et al. Trad. Agostinho da Silva. São Paulo: Abril Cultural, 1980.
SALEM, J. Démocrite, Épicure, Lucréce: la vérité du minuscule. Paris: Encre Marine, 1998.
SEDLEY, D. L’anti-réductionnisme épicurien. Trad. DAO, A. & MORANT, C. Les Cahiers Philosophiques de Strasbourg, Paris: J. Vrin, 2003, p. 321-359.
SEDLEY, D. Epicurean Anti-Reductionism. Matter and Metaphysics, Barnes, J.; Mignucci, M. (Ed.). Nápoles, Bibliopolis, 1988.
SILVA, M. F. Epicuro: Sabedoria e Jardim. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2003.
USENER, H. Epicurea. Stuttgart: B. G. Teubner, 1966.
USENER, H. Glossarium Epicureum. A Cura de M. Gigante e W. Schmid. Roma: Edizioni Dell’Ateneo e Bizarr, 1977.
USENER, H. Epicurea. Traduzione di Lidia Massa Positano. Padova: CEDAM - Casa Editrice Dott. Antonio Milani, 1969.
USENER, H. Epicurea. Tradução e notas de Ilaria Ramelli. Milão: Edizione Bompiani, 2007.
WOTKE, K. & USENER, H. Epikureische Spruchsammlung. Wiener Studien für Klassiche Philologie, 10, 1888, p. 175-201.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Renato dos Santos Barbosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
DECLARAÇíO DE DIREITO AUTORAL
1 Ao submeter trabalhos í revista Trilhas Filosóficas, caso este seja aprovado, o autor autoriza sua publicação sem quaisquer ônus para a revista ou para seus editores.
2 Os direitos autorais dos artigos publicados na Trilhas Filosóficas são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
3 Fica resguardado ao autor o direito de republicar seu trabalho, do modo como lhe aprouver (em sites, blogs, repositórios, ou na forma de capítulos de livros), desde que em data posterior fazendo a referência í revista Trilhas Filosóficas como publicação original.
4 A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
5 Os originais não serão devolvidos aos autores.
6 As opiniões emitidas pelos autores são de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
7 Ao submeterem seus trabalhos í Trilhas Filosóficas os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos, ou seja, não publicados anteriormente em qualquer meio digital ou impresso.
8 A revista Trilhas Filosóficas, motivada em dar ampla divulgação das publicações, poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista, através do link da edição de um número publicado, ou mesmo fornecendo o link de artigo específico publicado, em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, Scribd, etc).
9 A revista Trilhas Filosóficas adota a Política de Acesso Livre para os trabalhos publicados sendo sua publicação de acesso livre, pública e gratuita. Portanto, os autores ao submeterem seus trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito sob a licença Creative Commons - Atribuição Não-comercial 4.0 Internacional.
10 O trabalho submetido poderá passar por algum software em busca de possíveis plágios para averiguar a autenticidade do material e, assim, assegurar a credibilidade das publicações da Trilhas Filosóficas e do próprio autor diante da comunidade filosófica do país e do exterior.
11 Mas, apesar disto, após aprovação e publicação do artigo, for constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
12 Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista Trilhas Filosóficas, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhes garantidos o direito í ampla defesa.
13 Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.