O corpo em Epicuro:

da constituição dos corpos a percepção da realidade

Autores

  • Rodrigo Vidal do Nascimento IFRN

DOI:

https://doi.org/10.25244/tf.v15i2.5013

Palavras-chave:

Epicuro, Corpo, physiología, Percepção

Resumo

O presente artigo tem com objetivo a proposição de uma análise acerca do corpo e as suas compreensões dentro do pensamento de Epicuro de Samos. Para tanto, será abordado inicialmente o caráter formativo da natureza dos corpos, observando-se os aspectos da física epicúrea. Em seguida será apresentada a relação de necessidade entre os corpos (átomos) e o vazio para a conformação dos corpos, mundos e o Todo. E finalmente, a reflexão sobre a admissibilidade da ideia que concebe o corpo como receptáculo da realidade. A presente análise tem como principais fontes de pesquisa os textos das Carta a Heródoto, bem como da tradição próxima dos textos do poeta Lucrécio no De Rerum Natura

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Vidal do Nascimento, IFRN

Graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004) e doutorado pelo Programa Interinstitucional de Doutorado em Filosofia (PIDFIL) da (UFPB/UFPE/UFRN) (2011). Tem experiência na área de ensino de Filosofia, com ênfase em Filosofia, Ética, Teoria do Conhecimento, Metodologia da Ciência, Ideias Filosóficas Contemporâneas. Professor Substituto na UFRN e na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN. Pesquisador do Grupo de Estudo em Metafísica e Tradição (GEMT). Atualmente é professor efetivo de Filosofia no IFRN Campus São Paulo do Potengi aonde atua desde de 2013 como Diretor Acadêmico. É vinculado ao Grupo de Pesquisa Parênklisis desenvolvendo estudos na área de Filosofia e a pertinência do atomismo antigo.

Referências

ARISTÓTELES. Física I -II. Trad. Lucas Angione – Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2009.

BRUN, Jean. O Epicurismo. Lisboa: Edições 70, 1979.

CONCHE, Marcel. Epicure: Lettres et Maximes. Paris: Editions de Mégare, 1977.

DEMÓCRITO. Fragmentos. São Paulo: Abril Cultural, 1996.

DUVERNOY, Jean François. O epicurismo e sua tradição antiga. Tradução de Lucy Magalhães. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1993.

LAÊRTIOS, Diógenes. Vidas e doutrinas dos filósofos ilustres. Tradução de Mário da Gama Kury. 2. Ed, reimpressão. Brasília: Universidade de Brasília, 2008.

MOREL, Pierre-Marie. Atome et Nécessité. Démocrite, Épicure, Lucrèce. Paris: PUF, 2000.

MOREL, Pierre-Marie. Épicure. Lettre à Ménécée. Paris: Flammarion, 2009.

Downloads

Publicado

2023-08-03

Como Citar

NASCIMENTO, Rodrigo Vidal do. O corpo em Epicuro:: da constituição dos corpos a percepção da realidade. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 39–56, 2023. DOI: 10.25244/tf.v15i2.5013. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/5013. Acesso em: 23 jan. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Epicurismo antigo e sua recepção (v.15, n.2, 2022)