Epicuro e o Apollo epikourios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25244/tf.v15i2.5023

Palavras-chave:

Asclépio, Apolo, Epicuro, Epicurismo, Pitágoras

Resumo

Procuramos empreender aqui variadas aproximações entre a figura do filósofo Epicuro e aquela do deus “Apolo Auxiliador” (Apollon Epikourios). Acercamentos entre o filósofo e o deus são considerados levando em conta (1) a relação da “teologia eudaimônica de Epicuro” (segundo expressão de Boris Chamani) com aspectos ligados a deidades curadoras, (2) a possível identificação de discípulas de Epicuro com hetaírai que fizeram oferendas (anethēken) a divindades curadoras como Asclépio (filho de Apolo) e Anfiarau, (3) a relação de Epicuro com Pitágoras, outro filósofo com vinculações apolíneas. Após essas aproximações, procura-se avaliar a etimologia e algumas tradições do culto do deus na época antiga. A teoria epicúrea de que o nome de uma coisa ou pessoa tem algo de natural permite especular sobre as possíveis repercussões favoráveis que o filósofo e seus discípulos teriam haurido do fato do mestre do Jardim associar-se ao deus nominalmente; outras vinculações se deram através de feriados comuns ou, indiretamente, sob forma imagética (como sugeriu Bernard Frischer). Essas associações contribuíram para a consolidação da imagem de Epicuro como “auxiliador” da cura e do aperfeiçoamento humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edrisi de Araújo Fernandes , UFRN

Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1988), especialização em Gastroenterologia pela Universidade de Okayama (1990-91), especialização em Medicina do Trabalho pela Faculdade de Medicina de Itajubá e CEDAS/São Camilo (2000-02), mestrado em Advanced Medical and Pharmaceutical Research pela Vrije Universiteit Brussel (1994), licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998), especialização e mestrado em Filosofia Metafísica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000; 2003), doutorado em Filosofia Metafísica pelo PIDFIL UFRN/UFPB/UFPE (2010). Pesquisador e docente colaborador do Departamento de Filosofia/Cátedra UNESCO-Archai da UnB e do Departamento de Filosofia da UFRN. Tem experiência nas áreas de Filosofia Metafísica, atuando principalmente nos seguintes campos de investigação: filosofia da medicina, yoga, tradição pitagórico-platônica (Pitagorismo, Platonismo, Medioplatonismo gnóstico e Neoplatonismo), filosofia alemã (Eckhart; Cusa; Idealismo), filosofia russa não-marxista (séc. XX), filosofia iraniana, filosofia indiana (Vedanta e Yoga), filosofia chinesa (Daoismo, Neoconfucionismo e metafísica Sung), filosofia japonesa (Escola de Kyoto).

Referências

BALTY, Janine. “L’oracle d’Apamée”. L’Antiquité Classique, 50, 1-2 (1981): 5–14.

BEGBY, Endre. “Epicureanism”. In: Margaret Cameron, Benjamin Hill, Robert J. Stainton (Eds.), Sourcebook in the History of Philosophy of Language: Primary source texts. Dordrecht: Springer, 2016.

BEHLING, Jacqueline. Pythagoras, the Cult of Apollo, and the Birth of Philosophy. Dissertação de Mestrado em Humanidades. Carson, Califórnia: California State University Dominguez Hills, 2000.

BOSCARINO, Mattia. “Il Fetonte di Euripide, fr. 781 Kn. (vv.1-38 = vv.214-51 Diggle)”. Em: www.academia.edu.

BURKERT, Walter. Greek Religion (1977), trad. John Raflan. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 1982.

CASTNER, Catherine J. “Epicurean Hetairai as Dedicants to Healing Deities?”. Greek, Roman, and Byzantine Studies, 23 (1988): 51-57.

CHAMANI Velasco, Boris Inti. La Teología Eudaimónica de Epicuro: Ensayo de comprensión histórico-filosófica de una teología materialista. La Paz: Instituto de Estudios Bolivianos, 2010.

CICERO. Tusculan Disputations with English notes, critical and explanatory., trad. Charles Anthon. N. Iorque: Harper & Brothers, 1852 (reed. 1854).

CICERO. On the Nature of the Gods. Academics [Loeb Classical Library 268], trad. H. Rackham. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 1933.

CLAY, Diskin. “Individual and Community in the First Generation of the Epicurean School”. Em: ΣΥΖΗΤΗΣΙΣ: studi sull’ epicureismo greco e romano offerti a Marcello Gigante, 2 vols. Nápoles: G. Macchiaroli, 1983, vol. 1, 255–279.

CLAY, Diskin. “The Athenian Garden”. Em: James Warren (Ed.), The Cambridge Companion to Epicureanism. Cambridge: Cambridge University Press, 2009, 9-28.

CONCHE, Marcel. “Être Épicuriens aujourd’hui”. Le Magazine Littéraire (Paris), 425, (2003): 22-24 [reed. em Sur Epicure. Paris: Les Belles Lettres, 2014, 107-112].

COOPER, Frederick A. The Temple of Apollo Bassitas, I. The Architectur. Princeton, N. Jérsei: American School of Classical Studies at Athens, 1996.

DE WITT, Norman. “Organization and Procedure in Epicurean Groups”. Classical Philology, 31, 3 (1936): 205–211.

DE WITT, Norman. Epicurus and His Philosophy. Mineápolis: University of Minnesota, 1954.

DIOGÉNÊS LAÉRTIOS. Βίοι και γνώμαι των εν φιλοσοφία ευδοκιμησάντων (Diogenis Laertii Vitae philosophorum), edição de H. S. Long. Oxford: Clarendon Press, 1964. Versão em html disponível em: www.mikrosapoplous.gr/dl/dl.html.

DIOGENES LAERTIUS. Lives of Eminent Philosophers (2 vols.), vol II (Books VI-X) [Loeb Classical Library, 185], trad. Robert Drew Hicks (1925), “reprinted with new introductory material”. Cambridge, Massachusetts/Londres: Harvard University Press, 1972 (reimpr. 1991, 1995, 2006).

DIOGENES LAERTIUS. Vita dei Filosofi (2 vols.), vol. 2, trad. Marcelo Gigante. Bari: Laterza, 1983.

DIOGENES OF OINOANDA, The Epicurean Inscription, edição e trad. de Martin Ferguson Smith. Nápoles: Bibliopolis, 1993.

DIOGÈNE D’ŒNOANDA, La Philosophie Épicurienne sur Pierre – Les fragments de Diogène d’Œnoanda, trad. Alexandre Etienne e Dominic O’Meara. Friburgo: Éditions Universitaires Fribourg Suisse/Paris: Éditions du Cerf, 1996.

DUMONT, Jean-Paul. Elementos de História da Filosofia Antiga (2000), trad. G. M. Rodrigues. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2004.

DUNCAN, Hugh Dalziel. Symbols in Society. N. Iorque: Oxford University Press, 1968.

EPICURO. Opere, edição de G. Arrighetti. Turim: Giulio Einaudi, 1960.

EPICURO. Opere, edição de M. Isnardi Parente. Turim: Unione Tipografico Editrice Torinese, 1974.

EPIPHANIUS [Saint] (Bishop of Constantia in Cyprus), The Panarion of Epiphanius of Salamis (2 vols.), Book I (sects 1-46), trad, ‎Frank Williams. Leiden/N. Iorque/Copenhague/Colônia: E. J. Brill, 1987 (reimpr. Leiden/N. Iorque/Colônia: Koninklijke Brill, 1997, 2008; 2a ed. revisada e expandida, Leiden/Boston: Koninklijke Brill, 2009).

FAUTH, Wolfgang. Helios Megistos. Zur synkretischen Theologie der Spätantike. Leiden/N. Iorque/Colônia: E. J. Brill, 1995.

FERNANDES, Edrisi. “Tradição e atualidade da parrêsia (fala franca) como terapia”. In: Miriam Campolina Diniz Peixoto, (Org.). A Saúde dos Antigos: reflexões gregas e romanas. São Paulo: Loyola, 2009, 163-179.

FERNANDES, Edrisi. “Santuário, jardim e Pólis: pitagorismo, epicurismo, urbanidade e política”. In: G. Cornelli (Ed.), Representações da Cidade Antiga: categorias históricas e discursos filosóficos. Coimbra: Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, 2010, 89-113.

FESTUGIÈRE, André-Jean. “Le fait religieux à l’époque hellénistique”. Vivre et Penser, 50- 52 (1945): 30-44 [reed. In: Études de Religion Grecque et Héllenistique. Paris: Librairie Philosophique J. Vrin, 1972, 114-128].

FIDELER, David R. The Pythagorean Sourcebook and Library: An Anthology of Ancient Writings Which Relate to Pythagoras and Pythagorean Philosophy. Translated by Kenneth Sylvan Guthrie. Michigan: Phanes Press, 1987.

FISCHEL, Henry Albert. Rabbinic Literature and Greco-Roman Philosophy: A Study of Epicurea and Rhetorica in Early Midrashic Writings. Leiden: E. J. Brill, 1973.

FONTENROSE, Joseph. Didyma: Apollo’s Oracle, Cult, and Companions. Berkeley/Los Angeles/Londres: University of California Press, 1988.

FRAISSE, Jean-Claude. Philía - La notion d’amitié dans la philosophie antique: essai sur un problème perdu et retrouvé. Paris: Librairie Philosophique J. Vrin, 1984.

FRISCHER, Bernard. “A socio-psychological and semiotic analysis of Epicurus’ portrait”. Arethusa, 16, 1-2 (1983): 247-264.

FRISCHER, Bernard. The Sculpted Word: Epicureanism and Philosophical Recruitment in Ancient Greece. Berkeley/Los Angeles/Londres: University of California Press, 1982.

GIESECKE, Annette L. The Epic City: urbanism, utopia and the garden in ancient Greece and Rome. Washington, D.C.: Center for Hellenic Studies/Trustees for Harvard University, 2007.

GONÇALVES, Rodrigo Tadeu. “Lucrécio e Ovídio: metamorfose e fluxo”. Re-Produção, 2022, 11 p., In: www.casaguilhermedealmeida.org.br/arquivos/ovidio-e-lucrecio-metamorfose-e-fluxo.pdf .

GORDON, Pamela. The Invention and Gendering of Epicurus. Ann Arbor: The University of Michigan Press, 2012.

HERACLITUS. Homeric Problems, edição e trad. Donald A. Russel e David Konstan. Atlanta: Society of Biblical Literature, 2005.

JOSEPH, John Earl. Limiting the Arbitrary: Linguistic Naturalism and its Opposites in Plato’s Cratylus and the Modern Theories of Language. Amsterdã/Filadélfia: John Benjamins, 2000.

LANCELLOTTI, Maria Grazia. Attis, Between Myth and History: King, Priest, and God. Leiden/Boston/Colônia: Koninklijke Brill, 2002.

LUCRETIUS. T. Lucreti Cari De Rerum Natura Libri Sex with notes and a translation, trad. Hugh Andrew Johnstone Munro (1864), 4ª ed. revista, 3 vols. Londres: G. Bell, 1886, 1908 (reimp. N. Iorque: Garland Publishing, 1978).

LUCRETIUS. T. Lucreti Cari De Rerum Natura Libri Sex [The Latin Text of Lucretius], ed., introd. e comentário de William Ellery Leonard, Stanley Barney Smith. Madison: The University of Wisconsin Press, 1942 (reed. 1970).

MAHONEY, Kyle. “Mycenaean e-pi-ko-wo and alphabetic Greek ἐπίκουρος revisited”. Kadmos, 56, 1-2, 2017: 39–88.

MERRILL, J. Marc. Behold the Man! Christ in the Iliad, Classical Greek Drama, Plato, and Greek Literature from Herculaneum. Bloomington, Indiana: AuthorHouse, 2013.

MILLER, John F. Apollo, Augustus, and the Poets. Cambridge/N. Iorque: Cambridge University Press, 2009.

OGDEN, Daniel. Drakon: Dragon Myth and Serpent Cult in the Greek and Roman Worlds. Oxford: Oxford University Press, 2013.

ONIANS, Richard Broxton. The Origins of European Thought: About the Body, the Mind, the Soul, the World, Time and Fate. Cambridge: Cambridge University Press, 1951 (2ª ed. corrigida 1954).

PERILLIE, Jean-Luc. “Colotès et la béatification épicurienne de l’amitié”. Les Études Philosophiques, 2, 73 (2005): 229-259.

PESSANHA, José Américo Motta. “As delícias do Jardim”. Em: Adauto Novaes (Org.), Ética. São Paulo: Companhia das Letras/Secretaria Municipal de Cultura, 1992, 57-85.

PETRIDOU, Georgia. “Healing Shrines”. Em: Georgia L. Irby (Ed.), A Companion to Science, Technology, and Medicine in Ancient Greece and Rome, vol. I. Malden, Massachusetts/Oxford/Chichester, West Sussex: Wiley Blackwell, 2016, 434-449.

PETRONE, Gianna. “Nomen/omen: poetica e funzione dei nomi (Plauto, Seneca e Petronio)”. Materiali e Discussioni, 20-21 (1988): 33-70.

PHILODEMUS, On Piety [De pietate; Περὶ εὐσεβείας], part 1: critical text with Commentary, edição de D. Obbink. Oxford: Clarendon Press, 1996.

RODRÍGUEZ DONÍS, Marcelino. “Epicuro y su Escuela”. Fragmentos de Filosofia, 4 (1994): 91-136.

SMITH, Martin Ferguson. “An Epicurean Priest from Apamea in Syria”. In: Zeitschrift für Papyrologie und Epigraphik, 112 (1996): 120-130.

SNYDER, Jane McIntosh. Puns and Poetry in Lucretius’ De Rerum Natura. Amsterdã: B. R. Grüner, 1980.

SNYDER, Jane McIntosh. “The significant name in Lucretius” [versão melhorada do original publicado em The Classical World, 72 (4), 1978-1979: 227-230]. Em: Monica R. Gale, Oxford Readings in Lucretius. N. Iorque: Oxford University Press, 2007.

SYMONS, Michael. “Epicurus, the Foodies’ Philosopher”. Em: Fritz Allhoff, Dave Monroe (Eds.), Food and Philosophy: Eat, Think, and Be Merry. Malden, Massachusetts/Oxford/Victória, Austrália: Blackwell Publishing, 2007, 13-30.

SYMPHOSIUS, Caelius Firmianus. The Aenigmata: An Introduction, Text and Commentary, edição de T. J. Leary. Londres/N. Iorque: Bloomsbury Academic, 2014.

TSOUNA, Voula. “Diogenes of Oinoanda and the Cyrenaics”. Em: Jürgen Hammerstaedt, Pierre-Marie Morel, Refik Güremen (Eds.), Diogenes of Oinoanda: Epicureanism and Philosophical Debates/Diogène d’Œnoanda: Épicurisme et controverses. Leuven: Leuven University Press, 2017, 143-164.

USENER, Hermann. Epicurea (1887). Cambridge: Cambridge University Press, 2010.

USTINOVA, Yulia. Caves and the Ancient Greek Mind: Descending Underground in the Search for Ultimate Truth. N. Iorque: Oxford University Press, 2009.

VOELKE, André-Jean. La Philosophie comme Thérapie de l’Âme: études de philosophie hellénistique, 2ª ed., corrigida. Friburgo: Academic Press Fribourg/Éditions Saint-Paul Fribourg Suisse/Paris: Étitions du Cerf, 1993.

WAGENVOORT, Hendrik. Pietas: Selected Studies in Roman Religion. Leiden: E. J. Brill, 1980.

WARREN, James. “Diogenes Epikourios: Keep Taking the Tablets”. Journal of Hellenic Studies, 120 (2000): 144–148.

WEST, Martin Litchfield. The Orphic Poems. Oxford: Clarendon Press, 1983.

Downloads

Publicado

2023-08-04

Como Citar

FERNANDES , E. de A. . Epicuro e o Apollo epikourios. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 135–156, 2023. DOI: 10.25244/tf.v15i2.5023. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/5023. Acesso em: 28 set. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Epicurismo antigo e sua recepção (v.15, n.2, 2022)