A trajetória de uma mulher-estudante-pesquisadora-professora atravessada nos 20 anos da presença da Filosofia no Seridó

Autores

  • Rosana Lopes dos Santos Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

DOI:

https://doi.org/10.25244/1984-5561.2023.5246

Palavras-chave:

Formação, Luta das mulheres pela educação

Resumo

Como nos constituímos professora-pesquisadora no trânsito entre Filosofia e Educação? O desejo de ser professora sempre esteve comigo. Oriunda de família bastante numerosa, a qual, mergulhada na luta diária pela sobrevivência no sertão nordestino, o acesso à educação nem sempre foi possível. Contudo, o desejo de estudar sempre esteve comigo. Dessa realidade dura vivenciada pelo contexto familiar, e também por uma grande admiração que construí por meus professores, alimentei o desejo de fazer uma universidade. Sou a primeira da família a conseguir o acesso ao ensino superior. E esse sonho tornou-se realidade pela presença da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Uern, em Caicó. Era perceptível para mim que as ações ofertadas pelo Curso tinham a pretensão de contribuir com o desenvolvimento do perfil docente-pesquisador, pois tínhamos a oportunidade de participação tanto de atividades teóricas como de atividades práticas envolvendo questões do contexto da educação básica, tais como projetos de pesquisas e extensão e ações educativas na escola de ensino médio, como o Pibid. No ano de 2017, tomamos conhecimento da vinda de um Mestrado Profissional para a Uern/Caicó. Vislumbramos a possibilidade de cursar, tendo em vista que o referido Programa se destina aos docentes em Filosofia que estejam atuando em sala de aula, como era o nosso caso. Em 2019, foi uma grande alegria ser aprovada como aluna do Mestrado Profissional em Filosofia – Prof-Filo/Núcleo Caicó/Uern. Parabenizo o Curso de Filosofia/DFI/Uern, pela data comemorativa dos seus 20 anos no SER-tão do Seridó e registro mina gratidão à Uern, Campus Caicó por ser esse espaço de oportunidades formativas na Região do Seridó.

Downloads

Biografia do Autor

Rosana Lopes dos Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Graduanda em Direito pela Faculdade Caicoense Santa Terezinha. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2020) e graduação em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2013). Especialização em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional, especialização em Educação Especial, Inclusiva. E especialização em em Ensino de Filosofia -UFRN. Mestra em Filosofia pela UERN 2022. Atualmente é professora Efetiva na escola Municipal José Nunes de Figueiredo, na cidade de Ouro Branco-RN

Referências

CIRINO, Maria Reilta Dantas. Filosofia com crianças: cenas de experiência em Caicó (RN), Rio de Janeiro (RJ) e La Plata (Argentina). Rio de Janeiro: NEFI, 2016. (Coleção: Teses e Dissertações). ISBN: 978-85-93057-02-1. Disponível em: http://filoeduc.org/nefiedicoes/colecoes.php?#livros

DANIEL, Marie-France. A filosofia e as crianças. Prefácio de Matthew Lipman. Tradução de: Luciano Vieira Machado. São Paulo: Nova Alexandria, 2000.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução de Cristina Antunes, João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

LIPMAN, Matthew. O pensar na educação. Tradução de Ann Mary Figheira Perpétuo. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 1995.

LIPMAN, Matthew. A Filosofia vai à Escola. São Paulo: Summus, 1990.

LIPMAN, Matthew. O pensar na educação. Tradução de Ann Mary Fighiera Pérpetuo. 4. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2008.

LIPMAN, Matthew; SHARP, Ann Margaret; OSCANYAN, Frederick S. A filosofia na sala de aula. Tradução de Ana Luiza Fernandes Falcone. São Paulo: Nova Alexandria, 2001.

KOHAN, Walter Omar. Infância. Entre educação e filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022003000100002

KOHAN, Walter Omar. Lugares da infância: filosofia, Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

KOHAN, Walter Omar. Infância, estrangeiridade e ignorância. Ensaios de filosofia e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

KOHAN, Walter Omar. Filosofia: o paradoxo do ensinar e aprender. Tradução de Ingrid Muller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

KOHAN, Walter Omar. Filosofia para crianças. 2 ed. RJ: Lamparina, 2008.

KOHAN, Walter. Paulo Freire, mais do que nunca: uma bibliografia filosófica. Belo Horizonte: Vestígio, 2019. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctv253f5tq

KOHAN, Walter Omar; OLARIETA, Beatriz Fabiana. (Orgs.). A escola pública aposta no pensamento. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. (Coleção Ensino de Filosofia).

PERRENOUD, Philippe et al. Fecundas incertezas ou como formar professores antes de ter todas as respostas. In: PERRENOUD, Philippe et al. (Orgs.). Formando professores profissionais. Quais estratégias? Quais competências? 2. ed. rev. Porto Alegre: Artemed, 2001.

RAMALHO, Betania Leite; NUÑEZ, Isauro Beltrán; GAUTHIER, Clermont. Formar o professor, profissionalizar o ensino. Perspectivas e desafios. Porto Alegre: Sulina, 2003.

SILVEIRA, Renê José Trentin. A filosofia vai à escola? Contribuição para a crítica do Programa de Filosofia para Crianças de Matthew Lipman. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.

Downloads

Publicado

2024-12-28

Como Citar

SANTOS, Rosana Lopes dos. A trajetória de uma mulher-estudante-pesquisadora-professora atravessada nos 20 anos da presença da Filosofia no Seridó. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 89–98, 2024. DOI: 10.25244/1984-5561.2023.5246. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/5246. Acesso em: 28 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê 20 anos do Curso de Filosofia UERN/Caicó (v.16, n.3, 2023, Edição Especial)