A trajetória de uma mulher-estudante-pesquisadora-professora atravessada nos 20 anos da presença da Filosofia no Seridó

Autores

  • Rosana Lopes dos Santos Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

DOI:

https://doi.org/10.25244/1984-5561.2023.5246

Palavras-chave:

Formação, Luta das mulheres pela educação

Resumo

Como nos constituímos professora-pesquisadora no trânsito entre Filosofia e Educação? O desejo de ser professora sempre esteve comigo. Oriunda de família bastante numerosa, a qual, mergulhada na luta diária pela sobrevivência no sertão nordestino, o acesso à educação nem sempre foi possível. Contudo, o desejo de estudar sempre esteve comigo. Dessa realidade dura vivenciada pelo contexto familiar, e também por uma grande admiração que construí por meus professores, alimentei o desejo de fazer uma universidade. Sou a primeira da família a conseguir o acesso ao ensino superior. E esse sonho tornou-se realidade pela presença da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Uern, em Caicó. Era perceptível para mim que as ações ofertadas pelo Curso tinham a pretensão de contribuir com o desenvolvimento do perfil docente-pesquisador, pois tínhamos a oportunidade de participação tanto de atividades teóricas como de atividades práticas envolvendo questões do contexto da educação básica, tais como projetos de pesquisas e extensão e ações educativas na escola de ensino médio, como o Pibid. No ano de 2017, tomamos conhecimento da vinda de um Mestrado Profissional para a Uern/Caicó. Vislumbramos a possibilidade de cursar, tendo em vista que o referido Programa se destina aos docentes em Filosofia que estejam atuando em sala de aula, como era o nosso caso. Em 2019, foi uma grande alegria ser aprovada como aluna do Mestrado Profissional em Filosofia – Prof-Filo/Núcleo Caicó/Uern. Parabenizo o Curso de Filosofia/DFI/Uern, pela data comemorativa dos seus 20 anos no SER-tão do Seridó e registro mina gratidão à Uern, Campus Caicó por ser esse espaço de oportunidades formativas na Região do Seridó.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Lopes dos Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Graduanda em Direito pela Faculdade Caicoense Santa Terezinha. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2020) e graduação em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2013). Especialização em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional, especialização em Educação Especial, Inclusiva. E especialização em em Ensino de Filosofia -UFRN. Mestra em Filosofia pela UERN 2022. Atualmente é professora Efetiva na escola Municipal José Nunes de Figueiredo, na cidade de Ouro Branco-RN

Referências

CIRINO, Maria Reilta Dantas. Filosofia com crianças: cenas de experiência em Caicó (RN), Rio de Janeiro (RJ) e La Plata (Argentina). Rio de Janeiro: NEFI, 2016. (Coleção: Teses e Dissertações). ISBN: 978-85-93057-02-1. Disponível em: http://filoeduc.org/nefiedicoes/colecoes.php?#livros

DANIEL, Marie-France. A filosofia e as crianças. Prefácio de Matthew Lipman. Tradução de: Luciano Vieira Machado. São Paulo: Nova Alexandria, 2000.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução de Cristina Antunes, João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

LIPMAN, Matthew. O pensar na educação. Tradução de Ann Mary Figheira Perpétuo. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 1995.

LIPMAN, Matthew. A Filosofia vai à Escola. São Paulo: Summus, 1990.

LIPMAN, Matthew. O pensar na educação. Tradução de Ann Mary Fighiera Pérpetuo. 4. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2008.

LIPMAN, Matthew; SHARP, Ann Margaret; OSCANYAN, Frederick S. A filosofia na sala de aula. Tradução de Ana Luiza Fernandes Falcone. São Paulo: Nova Alexandria, 2001.

KOHAN, Walter Omar. Infância. Entre educação e filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

KOHAN, Walter Omar. Lugares da infância: filosofia, Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

KOHAN, Walter Omar. Infância, estrangeiridade e ignorância. Ensaios de filosofia e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

KOHAN, Walter Omar. Filosofia: o paradoxo do ensinar e aprender. Tradução de Ingrid Muller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

KOHAN, Walter Omar. Filosofia para crianças. 2 ed. RJ: Lamparina, 2008.

KOHAN, Walter. Paulo Freire, mais do que nunca: uma bibliografia filosófica. Belo Horizonte: Vestígio, 2019.

KOHAN, Walter Omar; OLARIETA, Beatriz Fabiana. (Orgs.). A escola pública aposta no pensamento. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. (Coleção Ensino de Filosofia).

PERRENOUD, Philippe et al. Fecundas incertezas ou como formar professores antes de ter todas as respostas. In: PERRENOUD, Philippe et al. (Orgs.). Formando professores profissionais. Quais estratégias? Quais competências? 2. ed. rev. Porto Alegre: Artemed, 2001.

RAMALHO, Betania Leite; NUÑEZ, Isauro Beltrán; GAUTHIER, Clermont. Formar o professor, profissionalizar o ensino. Perspectivas e desafios. Porto Alegre: Sulina, 2003.

SILVEIRA, Renê José Trentin. A filosofia vai à escola? Contribuição para a crítica do Programa de Filosofia para Crianças de Matthew Lipman. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.

Downloads

Publicado

2024-12-28

Como Citar

SANTOS, Rosana Lopes dos. A trajetória de uma mulher-estudante-pesquisadora-professora atravessada nos 20 anos da presença da Filosofia no Seridó. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 89–98, 2024. DOI: 10.25244/1984-5561.2023.5246. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/5246. Acesso em: 23 jan. 2025.

Edição

Seção

Dossiê 20 anos do Curso de Filosofia UERN/Caicó (v.16, n.3, 2023, Edição Especial)