A trajetória de uma mulher-estudante-pesquisadora-professora atravessada nos 20 anos da presença da Filosofia no Seridó
DOI:
https://doi.org/10.25244/1984-5561.2023.5246Palavras-chave:
Formação, Luta das mulheres pela educaçãoResumo
Como nos constituímos professora-pesquisadora no trânsito entre Filosofia e Educação? O desejo de ser professora sempre esteve comigo. Oriunda de família bastante numerosa, a qual, mergulhada na luta diária pela sobrevivência no sertão nordestino, o acesso à educação nem sempre foi possível. Contudo, o desejo de estudar sempre esteve comigo. Dessa realidade dura vivenciada pelo contexto familiar, e também por uma grande admiração que construí por meus professores, alimentei o desejo de fazer uma universidade. Sou a primeira da família a conseguir o acesso ao ensino superior. E esse sonho tornou-se realidade pela presença da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Uern, em Caicó. Era perceptível para mim que as ações ofertadas pelo Curso tinham a pretensão de contribuir com o desenvolvimento do perfil docente-pesquisador, pois tínhamos a oportunidade de participação tanto de atividades teóricas como de atividades práticas envolvendo questões do contexto da educação básica, tais como projetos de pesquisas e extensão e ações educativas na escola de ensino médio, como o Pibid. No ano de 2017, tomamos conhecimento da vinda de um Mestrado Profissional para a Uern/Caicó. Vislumbramos a possibilidade de cursar, tendo em vista que o referido Programa se destina aos docentes em Filosofia que estejam atuando em sala de aula, como era o nosso caso. Em 2019, foi uma grande alegria ser aprovada como aluna do Mestrado Profissional em Filosofia – Prof-Filo/Núcleo Caicó/Uern. Parabenizo o Curso de Filosofia/DFI/Uern, pela data comemorativa dos seus 20 anos no SER-tão do Seridó e registro mina gratidão à Uern, Campus Caicó por ser esse espaço de oportunidades formativas na Região do Seridó.
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