Do esclarecimento ao cosmopolitismo:

o papel da educação na edificação do projeto político kantiano

Autores

  • Joao Paulo Silva Martins UFAC

DOI:

https://doi.org/10.25244/tf.v16i1.5445

Palavras-chave:

Cosmopolitismo, Educação moral, Immanuel Kant

Resumo

As reflexões de Kant sobre a educação estão ligadas com todo o desenvolvimento de sua filosofia moral, visto que é um meio de condução do humano do seu estado de selvageria ao mais elevado grau de desenvolvimento que é a moralidade. Partindo deste pressuposto, outros desdobramentos da pedagogia kantiana se tornam possíveis, como, por exemplo, a importância da educação para a consolidação do projeto de paz perpétua desenvolvido pelo filosofo no capo da filosofia política. Assim como a constituição de uma sociedade dá-se pela superação da liberdade selvagem rumo à liberdade civil dentro de um Estado, a sociedade cosmopolita deve superar a liberdade irrestrita do Estado para uma liberdade legal numa liga dos povos, tendo como fundamento a própria visão teleológica da natureza e a concepção de ser humano como ser capaz de atingir gradativamente a moralidade. Além de conduzir a espécie humana a seu fim último – a moralidade – a educação também precisa direcioná-la a um estado de harmonia que ultrapasse os limites territoriais e políticos entre os estados por meio da formação do sujeito enquanto “cidadão do mundo” pela consolidação de um Estado cosmopolita.

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Biografia do Autor

Joao Paulo Silva Martins, UFAC

Professor da Universidade Federal do Acre – UFAC / CAp. Membro do Grupo de Pesquisa Nômade, vinculado ao Instituto Federal de Rondônia - IFRO.

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Publicado

2023-10-09

Como Citar

MARTINS, J. P. S. . Do esclarecimento ao cosmopolitismo: : o papel da educação na edificação do projeto político kantiano. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 247–260, 2023. DOI: 10.25244/tf.v16i1.5445. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/5445. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ ÉTICA E CIDADANIA (v.16, n.1, 2023)