A nova atitude filosófica:

crítica da metafísica e ética em Gianni Vattimo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25244/tf.v16i1.5447

Palavras-chave:

Metafísica, Violência, Ética, Pós-modernidade

Resumo

O presente trabalho discute a crítica da metafísica e a propositura de uma ética pós-metafísica à luz do pensamento de Gianni Vattimo. Pensar a sociedade de forma absoluta não é mais possível se forem consideradas as novas condições de existência humana, o quadro teórico e histórico pós-modernos a partir dos pequenos relatos, o que pode ser entendido também como a crise da razão totalitária. A própria constituição da pós-modernidade acaba nos impelindo a pensar de forma descentralizada, sem aquelas pretensões essencialistas das sociedades tradicionais, mas por uma forma pluralista que abre espaço para a aceitação do diferente, do particular. Estes fatos comuns da pós-modernidade secularizada e pós-metafísica suscitam uma grande preocupação ética que esteja para além da peremptoriedade do ser. Mas, por que é preciso pensar para além da metafísica? A metafísica como pensamento da violência e sua superação constituem a abertura para uma ética hermenêutica em Vattimo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Glaudenir Brasil Maia, UVA

Professor Associado do Curso de Filosofia e do Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Coordenador do Grupo de Pesquisa Filosofia da Religião – GEPHIR/CNPq. Membro do Gt Ética e Cidadania da ANPOF. Atua na área de Filosofia da Religião, Filosofia Política, Ética e Educação.

Jorge Luís de Oliveira Gomes, UVA

É graduado em Filosofia/Licenciatura no Curso de Filosofia da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Mestre em Filosofia pelo Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Estadual Vale do Acaraú - MAF/UVAG. Graduação em andamento em Ciências Sociais/Bacharelado também pela UVA. Membro Associado da Associação Brasileira de Filosofia da Religião - ABFR. Membro de Grupo de Pesquisa Filosofia da Religião - GEPHIR/CNPq.

Referências

MAIA, A. G. B. A dimensão ética do pensiero debole de Gianni Vattimo: da crítica a metafísica a ética pós-metafísica. Problemata: R. Intern. Fil. v. 8, n. 1 2017, pp. 37-52. Disponível em:https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/problemata/article/view/27709/17327. Acesso em: 20/08/2019.

MAIA, A. G. B. Penseiro debole, democracia e comunismo: a questão política no pensamento de Gianni Vattimo. Conjectura: Filo. Educ., v. 21, n. 3, pp. 561-581, Caxias do Sul, set./dez. 2016. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4433/pdf. Acesso em: 20/08/2019.

PAREYSON, L. Verdade e Interpretação. Trad. Maria Helena Nery Garcez, Sandra Neves Abdo. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

PORTUGAL, A. C. Secularização, Cristianismo e Ciência: será mesmo o fim? In. MAIA, A. G. B; OLIVEIRA, G. P. Filosofia, Religião e Secularização. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2015.

VATTIMO, G. Não ser Deus: uma autobiografia a quatro mãos. Tradução de Frederico Carotti. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.

VATTIMO, G. Adeus a Verdade. Trad. João Batista Kreuch. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.

VATTIMO, G. Depois da Cristandade: por um cristianismo não religioso. Tradução de Cyntia Marques. Rio de Janeiro: Record, 2004.

VATTIMO, G. Etica dell’interpretazione. Torino: Rosemberg & Sillier, 1989.

VATTIMO, G. Nichilismo ed Emancipazine: ética, política, dirrito. Milano: Garzanti, 2003.

VATTIMO, G. Para além da interpretação: o significado da hermenêutica para a filosofia. Tradução de Raquel Paiva. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1994.

VATTIMO, G. Credere di credere. Milano: Garzanti, 1998.

Downloads

Publicado

2023-10-09

Como Citar

MAIA, A. G. B. .; GOMES, J. L. de O. . A nova atitude filosófica: : crítica da metafísica e ética em Gianni Vattimo. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 181–194, 2023. DOI: 10.25244/tf.v16i1.5447. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/5447. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ ÉTICA E CIDADANIA (v.16, n.1, 2023)