Reconquista do espaço público pela ousadia da inteligência

Autores

  • Cecilia Pires UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.25244/tf.v16i1.5492

Palavras-chave:

Espaço público, Democracia, Sociedade Civil, Ousadia da inteligência

Resumo

O artigo está fundamentado no argumento sobre a importância de reconquista do espaço público, por organizações da sociedade civil, inspiradas no ideário dos Direitos Humanos, tendo em vista a ação política de inteligências ousadas. Tudo isso requer um compromisso de plenitude cidadã, além de alianças partidárias, no sentido de ampliar o leque social para enfrentar as graves questões das desigualdades sociais. Trata-se de enfrentar, pela ousadia da inteligência, o quadro de uma sociedade intoxicada por falas e atitudes discriminatórias de toda ordem, que se refletem no discurso de ódio, causando danos irreparáveis à democracia e seus fundamentos. A proposta é enfrentar o mal, para construir o futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cecilia Pires, UFRJ

Pós-doutora na área de Filosofia Política em Paris I-Sorbonne. Doutora em Filosofia, na área de Filosofia Social, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atuou como Professora e Pesquisadora na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). É membro do Grupo de Trabalho Ética e Cidadania/ANPOF. Trabalhou como Pesquisadora na área de Filosofia Política. Professora de Teorias da Democracia, no Programa de Pós-Graduação em Direito na IMED-Passo Fundo. Atualmente, trabalha com Consultorias e Assessorias nas áreas de Ética e Filosofia Política. Mantém uma página profissional no facebook: - Professora de Filosofia. Consultora em Ética e Filosofia Política. Página de acesso: https://www.facebook.com/ceciliaphilos/?pnref=lhc

Referências

ARENDT, Hannah. O que é Política? Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

BAUMAN, Zigmunt. Medo Líquido. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

BAUMAN, Zigmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed.: 2001

CALDERA, Alejandro Serrano. Razón, Derecho y Poder. Reflexiones sobre la democracia y la política. Nicarágua: Hispamer, 2004.

GÓMEZ, Enrique Serrano. Filosofia del Conflicto Político. México: Universidad Autónoma Metropolitana, 2001.

HARVEY, David. Condição Pós-Moderna. São Paulo: Loyola, 1992.

LEVITSIKY, Steven & ZIBLATT, Daniel. Como as Democracias morrem. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.

SARTRE, Jean-Paul. Crítica da Razão Dialética. Rio de Janeiro. DP&A Editora, 2002.

TODOROV, Tzevtan. Os inimigos íntimos da Democracia. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

Downloads

Publicado

2023-10-30

Como Citar

PIRES, Cecilia. Reconquista do espaço público pela ousadia da inteligência. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 273–289, 2023. DOI: 10.25244/tf.v16i1.5492. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/5492. Acesso em: 23 jan. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ ÉTICA E CIDADANIA (v.16, n.1, 2023)