Encontros líricos machadianos com a filosofia da Razão vital
Palavras-chave:
Filosofia. Literatura. Vida. Homem. Mundo.Resumo
A filosofia e a literatura são atividades intelectuais que muitas vezes convergem para uma mesma temática ou compreensão da vida humana. Muitos autores e autoras da literatura nacional e universal têm contribuições para o entendimento filosófico do homem e do mundo. Os escritos dos autores universais como Goethe, Shakespeare ou Cervantes, se confundem como obras de filosofia. Do mesmo modo, autores nacionais da literatura também mostram-se filosófico em seus escritos, caso de Machado de Assis, Ariano Suassuna, Clarice Lispector ou Guimarães Rosa. Neste texto pretendemos revelar, com algumas aproximações, se há uma filosofia nos escritos machadianos ou mesmo um filósofo nacional no autor. De fato, há passagens e conceitos nos escritos de Machado de Assis que conversam, por assim dizer, com es escritos de segunda navegação do filósofo espanhol, Ortega y Gasset. Ambos autores têm estilo literário parecido, eles buscam a compreensão da vida e do mundo a partir das circunstâncias nas quais o homem está lançado. Homem e mundo se dão em um mesmo ato da existência, e esse fenômeno não passou despercebido por nossos autores.
Downloads
Referências
AMOEDO, Margarida Isaura Almeida. José Ortega y Gasset: a aventura filosófica da educação. Universidade de Évora, 1997.
ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. 3. ed. Jandira, SP: Ciranda Cultural, 2019a.
ASSIS, Machado de. Memórias póstumas de Brás Cubas. São Paulo: Lafonte, 2019b.
ASSIS, Machado de. Quincas Borba. 3. ed. Jandira, SP: Principis, 2019c.
CARVALHO, José Maurício de. Ortega y Gasset e o nosso tempo. São Paulo (SP): FiloCzar, 2016.
DILTHEY, Wilhelm. A essência da filosofia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
GOETHE, Johan Wolfang von. Werther. São Paulo: Scipione, 1998.
GOMES, Álvaro Cardoso. Memórias quase póstumas de Machado de Assis. Curitiba: Champagnat, 2018.
KUJAWSKI, Gilberto de Mello. Ortega y Gasset: a aventura da razão. São Paulo: Moderna, 1994.
KUJAWSKI, Gilberto de Mello. Machado de Assis por dentro. Ribeirão Preto: Migalhas, 2011.
ORTEGA Y GASSET, José. A rebelião das massas. Campinas: Vide Editorial, 2016a.
ORTEGA Y GASSET, José. Goethe, o libertador. 1. Ed. São Paulo: Iluminuras, 2022.
ORTEGA Y GASSET, José. Ideias e Crenças. Campinas: Vide Editorial, 2018.
ORTEGA Y GASSET, José. Lições de metafísica. Campinas: Vide Editorial, 2019a.
ORTEGA Y GASSET, José. Meditações do quixote. Campinas: Vide Editorial, 2019b.
ORTEGA Y GASSET, José. O Homem e os outros. Campinas: Vide Editorial, 2017.
ORTEGA Y GASSET, José. O que é filosofia? Campinas: Vide Editorial, 2016b.
ORTEGA Y GASSET, José. Sobre a razão histórica. Campinas: Vide Editorial, 2020.
ORTEGA Y GASSET, José. Obras Completas. Madrid: Revista de Occidente, 1966.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Joabe Tavares Pereira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
DECLARAÇíO DE DIREITO AUTORAL
1 Ao submeter trabalhos í revista Trilhas Filosóficas, caso este seja aprovado, o autor autoriza sua publicação sem quaisquer ônus para a revista ou para seus editores.
2 Os direitos autorais dos artigos publicados na Trilhas Filosóficas são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
3 Fica resguardado ao autor o direito de republicar seu trabalho, do modo como lhe aprouver (em sites, blogs, repositórios, ou na forma de capítulos de livros), desde que em data posterior fazendo a referência í revista Trilhas Filosóficas como publicação original.
4 A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
5 Os originais não serão devolvidos aos autores.
6 As opiniões emitidas pelos autores são de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
7 Ao submeterem seus trabalhos í Trilhas Filosóficas os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos, ou seja, não publicados anteriormente em qualquer meio digital ou impresso.
8 A revista Trilhas Filosóficas, motivada em dar ampla divulgação das publicações, poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista, através do link da edição de um número publicado, ou mesmo fornecendo o link de artigo específico publicado, em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, Scribd, etc).
9 A revista Trilhas Filosóficas adota a Política de Acesso Livre para os trabalhos publicados sendo sua publicação de acesso livre, pública e gratuita. Portanto, os autores ao submeterem seus trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito sob a licença Creative Commons - Atribuição Não-comercial 4.0 Internacional.
10 O trabalho submetido poderá passar por algum software em busca de possíveis plágios para averiguar a autenticidade do material e, assim, assegurar a credibilidade das publicações da Trilhas Filosóficas e do próprio autor diante da comunidade filosófica do país e do exterior.
11 Mas, apesar disto, após aprovação e publicação do artigo, for constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
12 Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista Trilhas Filosóficas, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhes garantidos o direito í ampla defesa.
13 Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.