Sobre la invenccion de Morel, por Bioy Cassares:
interdiscurso con el mito de la caverna de Plato
Palavras-chave:
Morel, Cassares, InterdiscursoResumo
Este escrito es el resultado de una extensa investigación sobre la literatura sudamericana, que comenzó en 2017 en las instalaciones de la Universidad Estadual de Rio Grande do Norte y la Universidad Federal de Rondônia, especialmente sobre autores brasileños, argentinos, uruguayos y peruanos. En este, en particular, tratamos de mostrar cómo el interdiscurso de Adolfo Bioy Casares en su obra La invención de Morel, a través de un interdiscurso, refleja una crítica metafísica de la tecnología moderna.
Downloads
Referências
Amossy, R. (2018) Da noção retórica de ethos à análise do discurso. In: AMOSSY, R. (Org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. Contexto.
Casares, A. B (2016). A invenção de Morel. Trad. Sérgio Molina. 4 ed. Biblioteca Azul.
Charaudeau, P.; Maingueneau (2016) D. Dicionário de análise do discurso. Trad. Fabiana Komesu. 3. ed. Contexto
Huxley, A. (2014) Admirável mundo novo/Aldous Huxley; tradução Lino Vallandro, Vidal Serrano. – 22a ed. Globo,
Maingueneau, D. (1997). Novas tendências em análise do discurso. 3ª. ed. Pontes; Editora da Universidade Estadual de Campinas.
Maingueneau, D. (2006). Discurso literário. Trad. Adail Sobral. Contexto
Maingueneau, D. (2007). A análise do discurso e suas fronteiras. Matraga, v. 14, n.20, p. 13-37, jan. /Jun..
Maingueneau, D. (2008a).Cenas da enunciação. Parábola,
Maingueneau, D. (2008b).Gênese dos discursos. Trad. de Sírio Possenti. Parábola
MAINGUENEAU, D.(2020) Variações sobre o ethos. Trad. Marcos Marcionilo. Parábola,.
PLATÃO. (2017) A República. Trad. Maria Helena da Rocha Pereira. 15. ed. Fundação Calouste Gulbbenkian,.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marcio de Lima Pacheco, Profa. Gerizilda Dantas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
DECLARAÇíO DE DIREITO AUTORAL
1 Ao submeter trabalhos í revista Trilhas Filosóficas, caso este seja aprovado, o autor autoriza sua publicação sem quaisquer ônus para a revista ou para seus editores.
2 Os direitos autorais dos artigos publicados na Trilhas Filosóficas são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
3 Fica resguardado ao autor o direito de republicar seu trabalho, do modo como lhe aprouver (em sites, blogs, repositórios, ou na forma de capítulos de livros), desde que em data posterior fazendo a referência í revista Trilhas Filosóficas como publicação original.
4 A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
5 Os originais não serão devolvidos aos autores.
6 As opiniões emitidas pelos autores são de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
7 Ao submeterem seus trabalhos í Trilhas Filosóficas os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos, ou seja, não publicados anteriormente em qualquer meio digital ou impresso.
8 A revista Trilhas Filosóficas, motivada em dar ampla divulgação das publicações, poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista, através do link da edição de um número publicado, ou mesmo fornecendo o link de artigo específico publicado, em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, Scribd, etc).
9 A revista Trilhas Filosóficas adota a Política de Acesso Livre para os trabalhos publicados sendo sua publicação de acesso livre, pública e gratuita. Portanto, os autores ao submeterem seus trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito sob a licença Creative Commons - Atribuição Não-comercial 4.0 Internacional.
10 O trabalho submetido poderá passar por algum software em busca de possíveis plágios para averiguar a autenticidade do material e, assim, assegurar a credibilidade das publicações da Trilhas Filosóficas e do próprio autor diante da comunidade filosófica do país e do exterior.
11 Mas, apesar disto, após aprovação e publicação do artigo, for constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
12 Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista Trilhas Filosóficas, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhes garantidos o direito í ampla defesa.
13 Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.