"Écriture”, linguagem e experiência estética:

reflexões a partir de Theodor W. Adorno

Autores

  • Raquel Patriota UFRN

DOI:

https://doi.org/10.25244/1984-5561.2024.6348

Palavras-chave:

Arte, Estética, Experiência, Teoria Crítica

Resumo

O presente artigo pretende discutir sobre o lugar atribuído ao conceito de “écriture” na obra de Theodor W. Adorno, abarcando também seus possíveis desdobramentos no campo da estética e filosofia da arte. Parte-se da ideia de que tal conceito é mobilizado pelo autor a fim de discutir o específico caráter linguístico da arte moderna, concebendo sua experiência como um processo de descentramento do sentido. Para discutirmos tal concepção, analisaremos como o filósofo retoma tal conceito do campo das artes visuais – em especial das considerações do crítico e colecionador de arte Daniel-Henry Kahnweiler – e abordaremos brevemente seus possíveis desdobramentos, construindo breves diálogos com as contribuições de Jacques Derrida e Georges Didi-Huberman.



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Biografia do Autor

Raquel Patriota, UFRN

Professora no Departamento Filosofia e no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutora em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas, com estágio de pesquisa na Freie Universität Berlin. Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (2011) e mestrado em Filosofia (2014) pela mesma instituição.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

PATRIOTA, Raquel. "Écriture”, linguagem e experiência estética: : reflexões a partir de Theodor W. Adorno. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 65–78, 2024. DOI: 10.25244/1984-5561.2024.6348. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/6348. Acesso em: 2 abr. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ FILOSOFIA E LITERATURA (v.17, n.1, 2024)