"Écriture”, linguagem e experiência estética: reflexões a partir de Theodor W. Adorno

Autores

  • Raquel Patriota UFRN

Palavras-chave:

Arte, Estética, Experiência, Teoria Crítica

Resumo

O presente artigo pretende discutir sobre o lugar atribuído ao conceito de “écriture” na obra de Theodor W. Adorno, abarcando também seus possíveis desdobramentos no campo da estética e filosofia da arte. Parte-se da ideia de que tal conceito é mobilizado pelo autor a fim de discutir o específico caráter linguístico da arte moderna, concebendo sua experiência como um processo de descentramento do sentido. Para discutirmos tal concepção, analisaremos como o filósofo retoma tal conceito do campo das artes visuais – em especial das considerações do crítico e colecionador de arte Daniel-Henry Kahnweiler – e abordaremos brevemente seus possíveis desdobramentos, construindo breves diálogos com as contribuições de Jacques Derrida e Georges Didi-Huberman.



Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2024-12-30

Como Citar

PATRIOTA, R. "Écriture”, linguagem e experiência estética: reflexões a partir de Theodor W. Adorno. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 65–78, 2024. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/6348. Acesso em: 20 jan. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ FILOSOFIA E LITERATURA (v.17, n.1, 2024)