Entre a poesia trágico-antiga e trágico-moderna em Sófocles e Friedrich Schiller
DOI:
https://doi.org/10.25244/1984-5561.2024.6466Palavras-chave:
TragédiaResumo
Esse artigo tem como objetivo primordial correlacionar à tragédia antiga com a tragédia moderna em Sófocles e Friedrich Schiller. Para tanto, elencaremos, primeiramente, a tragédia de Sófocles, que tem como fundamento basilar o determinismo oracular, e a limitação do indivíduo frente ao mistério trágico. Por outro lado, a poesia trágica, em Schiller, a principio, ocupa-se do conceito kantiano de gênio, que tem por finalidade hermenêutica a demonstração de uma produção poética autônoma em detrimento as produções artificiais da produzidas na modernidade. E por fim, as tragédias schileriana, ganham contornos realista nos teatros, com “A noiva de Messina” e “Intrigas e Amor”. Ou seja, as tragédias modernas ganham um tom de realismo poético-trágico. Esse ideal buscado pelo dramaturgo alemão é o meio de correlacionar o ambiente cultural com o personagem artístico. Isto significa que, as regras teatrais são suprimidas pelas circunstancias que envolvem a trama trágica.
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