O SABER EM HERÁCLITO:

HOMOLOGIA E O BOM USO DA ALMA E DOS SENTIDOS

Autores

  • Ana Rafaella Pereira Melo FABEX

Palavras-chave:

Heráclito, saber, logos, cosmo, fogo, homologia

Resumo

A concepção sobre saber nos gregos antigos só tomou uma forma bem elaborada e tal como hoje compreendemos a partir de Platão. Mas é possí­vel observar noções elementares sobre saber, no que concerne a separação das capacidades cognitivas (sensações e inteligência) e também na possibilidade deste ser adquirido pelo homem, deixando de lado a exclusividade do saber para os deuses ou oráculo no pensamento de Heráclito de Éfeso. Proponho aqui um esclarecimento nesse sentido, analisando alguns dos fragmentos de Heráclito que temos disponí­veis nos nossos dias, que fazem referência ao saber, à alma e a condição necessária para adquiri-lo. Elucidaremos a seguir algumas importantes noções heracliteanas sobre conceitos fundamentais de seus aforismos, tais como Physis, Logos, Cosmos e Psyché.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Rafaella Pereira Melo, FABEX

Doutora em Filosofia e Professora da Faculdade Faculdade Brasileira de Ensino, Pesquisa e Extensão - FABEX

Referências

ARISTÓTELES. Retórica. Tradução de Manuel Alexandre Júnior, Paulo Farmhouse Alberto, e Abel do Nascimento Pena. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

BERGE, Damião. O Logos Heraclí­tico. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro, 1969.

COSTA, Alexandre. Heráclito: Fragmentos Contextualizados. São Paulo: Odysseus, 2012.

FLAKSMAN, Ana. Aspectos da recepção de Heráclito por Platão. Pontifí­cia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2009. (Tese de Doutorado)

_______. A Questão do Conhecimento em Heráclito. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2001. (Dissertação de Mestrado).

LAÉRCIO, Diógenes. Vidas e Doutrinas dos Filósofos Ilustres. Brasí­lia: Ed. UnB, 1988.

Downloads

Publicado

2020-01-21

Como Citar

MELO, A. R. P. . O SABER EM HERÁCLITO:: HOMOLOGIA E O BOM USO DA ALMA E DOS SENTIDOS. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 9–27, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/tf.v10i2.3006. Acesso em: 7 jul. 2024.

Edição

Seção

FLUXO CONTíNUO