ENTRE O MESTRE E O DISCÍPULO NAS MIGALHAS FILOSÓFICAS: A EXISTÊNCIA EDUCADORA EM KIERKEGAARD

Autores

  • Fransmar Costa Lima UMESP

Palavras-chave:

Educação, Existência, Singularidad, Subjetividade, Kierkegaard

Resumo

O artigo que ora se apresenta é, na realidade, um pequeno ensaio que tem por finalidade indagar a importância da educação no pensamento de Søren Kierkegaard e investigar se, no âmbito da existência como possibilidade, uma educação voltada para a subjetividade se mostra efetiva diante dos debates acerca da liberdade e da singularidade do indiví­duo. Pouco se debate sobre o conceito de educação em Kierkegaard, porém, acreditamos que se trata de um ponto basilar no pensamento do filósofo dinamarquês, conforme buscamos demonstrar, e deve ser objeto de maiores pesquisas, estudos e reflexões. Tomamos como referência para o iní­cio desse debate textos como as Migalhas Filosóficas e o Post-Scriptum, onde a subjetividade e a singularidade aparecem como conceitos fundamentais.

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Biografia do Autor

Fransmar Costa Lima, UMESP

Doutor e Mestre em Educação pelo MACKENZIE, bacharel em filosofia, Professor da UMESP, Editor da Editora LiberArs, Fundador e membro diretivo e consultivo da Casa Brasileira Fernando Pessoa, e Membro da Sociedade Brasileira de Estudos de Kierkegaard (SOBRESKI).

Referências

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Publicado

2020-01-23

Como Citar

LIMA, F. C. . ENTRE O MESTRE E O DISCÍPULO NAS MIGALHAS FILOSÓFICAS: A EXISTÊNCIA EDUCADORA EM KIERKEGAARD. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 155–174, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/tf.v11i1.3037. Acesso em: 5 out. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ KIERKEGAARD E A EDUCAÇíO