DUAS PERSPECTIVAS SOBRE O PROFESSOR NO PENSAMENTO DE KIERKEGAARD

Autores

  • Humberto Araújo Quaglio de Souza UFJF

Palavras-chave:

Professor, Conhecimento, Verdade, Ensino

Resumo

Na obra de Kierkegaard, podem ser identificados dois sentidos
diversos para o termo professor. Em um sentido substancial, nenhum ser
humano pode ser professor de outro. Contudo, em um sentido formal
fortemente inspirado pela figura do filósofo grego Sócrates, um ser humano
pode estabelecer com outro uma relação de professor e aluno. Este artigo
pretende refletir sobre essas duas diferentes concepções kierkegaardianas
de professor, com especial ênfase na atividade daqueles que, em sentido
formal, dedicam-se à tarefa de ensinar.

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Biografia do Autor

Humberto Araújo Quaglio de Souza, UFJF

Doutor em Ciência da Religião, Professor adjunto A, Ní­vel 1, no Departamento de Ciência da Religião da UFJF, e Presidente da Sociedade Brasileira de Estudos de Kierkegaard (SOBRESKI)

Referências

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Publicado

2020-01-23

Como Citar

SOUZA, H. A. Q. de . DUAS PERSPECTIVAS SOBRE O PROFESSOR NO PENSAMENTO DE KIERKEGAARD. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 175–196, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/tf.v11i1.3038. Acesso em: 5 out. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ KIERKEGAARD E A EDUCAÇíO