A PEDAGOGIA DO TRAVESSÃO

Autores

  • Ramon Bolí­var C. Germano UEPB

Palavras-chave:

Pedagogia, Travessão, Amor

Resumo

Neste artigo mostramos como a contribuição de Kierkegaard para a educação pode ser compreendida a partir da proposição de uma pedagogia do travessão. No interior da relação pedagógica o travessão é o traço que suspende a interferência positiva e direta do "mestre" sobre o "discí­pulo", do auxiliador sobre o auxiliado. Quer dizer que só por meio do travessão a liberdade do outro pode ser garantida e preservada. Ao final veremos que a pedagogia do travessão só se realiza perfeitamente em se tornado uma pedagogia do amor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ramon Bolí­var C. Germano, UEPB

Mestre em Filosofia, Doutorando em Filosofia pela UFPB-UFRN-UFPE, Professor do Departamento de Filosofia da UEPB. Membro da Sociedade Brasileira de Estudos de Kierkegaard (SOBRESKI).

Referências

DICIONíRIO LATIM-PORTUGUÊS. Portugal: Porto Editora, 2001.

KIERKEGAARD, Søren. O conceito de ironia: constantemente referido a Sócrates. Apresentação e Tradução de ílvaro Luiz Montenegro Valls. Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2010.

_______. Migalhas Filosóficas ou um bocadinho da filosofia de Johannes Clí­macus. Tradução de ílvaro Luiz Montenegro Valls e Ernani Reichmann. Petrópolis: Editora Vozes, 2008.

_______. As obras do amor: algumas considerações cristãs em forma de discursos. Tradutor ílvaro Luiz Montenegro Valls. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2005.

_______. Ponto de vista explicativo da minha obra de escritor: uma comunicação direta, relatório í História. Tradução de João Gama. Lisboa: Edições 70, 2002.

PLATíO. Teeteto; Crátilo. Tradução de Carlos Alberto Nunes, Belém–PA: Editora Universitária UFPA, 2001.

Downloads

Publicado

2020-01-23

Como Citar

GERMANO, R. B. C. . A PEDAGOGIA DO TRAVESSÃO. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 197–210, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/tf.v11i1.3039. Acesso em: 5 out. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ KIERKEGAARD E A EDUCAÇíO