EM TORNO A SIMEíO ESTILITA: DA POÉTICA ASCÉTICA À POÉTICA DA FÉ

Autores

  • Eduardo Campos IPUB/UFRJ

Palavras-chave:

Fé, Solidão, Desprendimento

Resumo

No percurso da construção da obra Temor e tremor de Kierkegaard, ocorre uma mudança de tí­tulo e autor pseudoní­mico. Inicialmente, o livro seria chamado de Movimentos e posições, e o autor, Simeão Estilita, um ermitão do século V que passou parte de sua vida vivendo sobre um pilar. Essa mudança não parece ser despropositada, e se acompanharmos a dinâmica dessa mudança de tí­tulo e autoria revelar-se-á um caminho novo para a interpretação de Temor e tremor, o que desbordará a fé como mera ascese e trará consigo o sentido mais radical da solidão. A poética exercida por Johannes de silentio é a poética daquele que educa ao ensinar a ver a vida através da recordação da solidão do "cavaleiro da fé".

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Campos, IPUB/UFRJ

Doutor em Filosofia pela UFRJ, Pesquisador colaborador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicopatologia e Subjetividade (IPUB/UFRJ), participa também como pesquisador do Grupo de Pesquisa Phainomena (Laboratório Ousia), e do grupo de pesquisa Fundamentos fenomenológicos-existenciais de diferentes práticas em Psicologia (UERJ), é membro-relator do Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Psiquiatria da Universidade do Brasil (IPUB/UFRJ), e Membro da Sociedade Brasileira de Estudos de Kierkegaard (SOBRESKI). E-mail: educamposteo@uol.com.br

Referências

BEUFRET, Jean. Introdução í s filosofias da existência: de Kierkegaard a Heidegger. Tradução de Salma Muchail. São Paulo: Duas Cidades, 1976.

ECKHART, Mestre. O Livro da divina consolação e outros textos seletos, 6ª ed., Petrópolis: Vozes, 2006.

HERíCLITO. Fragmentos: pré-socráticos. Tradução de José Cavalcante de Souza, 1ª ed. São Paulo: Abril Cultural, 1973.

KIERKEGAARD, Søren. A Repetição: um ensaio em psicologia experimental. Tradução de José Miranda Justo. Lisboa: Relógio D"™ígua Editores, 2009a.

_______. O Desespero humano. In: Os pensadores. Tradução de Adolfo Casais Monteiro. 1ª ed.. São Paulo: Abril Cultural, 1979a.

_______. O conceito de angústia: uma simples reflexão psicológico-demonstrativa direcionada ao problema dogmático do pecado hereditário de Vigilius Haufniensis. Tradução de ílvaro L. M. Valls. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2013.

_______. Temor e tremor: lí­rica dialéctica. Tradução de Elisabete de Sousa. Lisboa: Relógio D'água, 2009b.

_______. Temor e tremor. In: Os pensadores. Tradução de Maria José Marinho. 1a ed.. São Paulo: Abril Cultural, 1979b.

NIETZSCHE, Friedrich. Assim falou Zaratustra: um livro para todos e para ninguém. Tradução de Paulo Cesar de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

Downloads

Publicado

2020-01-23

Como Citar

CAMPOS, E. . EM TORNO A SIMEíO ESTILITA: DA POÉTICA ASCÉTICA À POÉTICA DA FÉ. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 211–222, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/tf.v11i1.3040. Acesso em: 5 out. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ KIERKEGAARD E A EDUCAÇíO