O SABER FILOSÓFICO PARA AQUÉM DE TEÓRICO E PRÁTICO

Autores

  • Miguel Antonio do Nascimento UFPB

Palavras-chave:

Saber filosófico, Saber "teórico"-"prático", Conhecimento

Resumo

O presente artigo consiste em reflexão sobre o saber filosófico em face da sistematização da filosofia, decorrida depois de seus primórdios. Tendo em vista esse fato como tal, procura-se aqui tornar relevante o debate que seja capaz de reconhecer o conteúdo de filosófico subentendido no percurso histórico da filosofia. Considera-se que isso traz consigo uma dificuldade peculiar para se estabelecer a diferença principal entre a filosofia e as demais formas de conhecimento. Considera-se também que o tratamento acadêmico dado ao processo de ensino e aprendizagem da filosofia é atingido pela mesma dificuldade. Com isso tem-se em conta que esse tema se torna significativo cada vez que tratamos do acesso e da compreensão do saber filosófico; convém que se discutam os empenhos e preocupações relativas a métodos e procedimentos que o subestimem ou o substituam pela ideia de rigor relativo a teórico e prático no estudo de filosofia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miguel Antonio do Nascimento, UFPB

Doutor em Filosofia pela UFRJ, Professor do Departamento de Filosofia e da Pós-graduação em Filosofia da UFPB.

Referências

ARISTÓTELES. Ética a Nicômacos. Tradução de Mário da Gama Kury. Brasí­lia: Editora Universidade de Brasí­lia, 1992, 3ª ed.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco (Livro VI). Tradução de Lucas Angioni [Dissertatio, UNICAMP/CNPq, 2011] Disponí­vel em: http://unicamp.academia.edu/LucasAngioni>. Acesso em: 21 fev. 2016.

_______. Metafí­sica. Edição em grego-latim-espanhol, por Valentin Garcia Yebra. Madrid: Editorial Gredos, 1987.

GADAMER, Hans-Georg. "Filosofia ou teoria da ciência?". In: _____. A razão na época da ciência. Tradução de Ângela Dias. Rio de Janeiro, RJ: Edições Tempo Brasileiro, 1983, p. 88-105.

NIETZSCHE, Friedrich. Sämtliche Werke. Kritische Studienausgabe (KSA), vol. 6. Edição de Giorgio Colli e M. Montinari. Berlin/N. York, dtv/de Gruyter, 1988.

_______. Sämtliche Werke. Kritische Studienausgabe (KSA), vol. 12. Edição de Giorgio Colli e M. Montinari. Berlin/N. York, dtv/de Gruyter, 2008.

PLATíO. A república. Tradução de Carlos Alberto Nunes. Belém: EDUFPA, 2000. 3ª ed.

_______. Protágoras. Tradução de Carlos Alberto Nunes. Belém: EDUFPA, 2000a. 3ª ed.

_______. Teeteto. Tradução de Carlos Alberto Nunes. Belém: EDUFPA, 2001. 3ª ed.

Downloads

Publicado

2020-02-05

Como Citar

NASCIMENTO, M. A. do . O SABER FILOSÓFICO PARA AQUÉM DE TEÓRICO E PRÁTICO. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 11–22, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/tf.v11i2.3438. Acesso em: 4 jul. 2024.

Edição

Seção

FLUXO CONTíNUO