A EDUCAÇÃO EM GEORGE HERBERT MEAD, JÜRGEN HABERMAS E A TEORIA HERMENÊUTICO-CRÍTICA:

tendências, desafios e perspectivas para uma prática pedagógica emancipatória

Autores

  • Shirlene Santos Mafra Medeiros Medeiros UERN
  • Rita Maria Radl-Phillipp Universidade de Santiago de Compostela
  • José Gilliard Santos da Silva UERN e Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Educação em George Herbert Mead, Escola de Frankfurt e as Teorias hermenêutico-crí­ticas, Educação Emancipatória, Agir Comunicativo

Resumo

O artigo em questão apresenta a construção coletiva de uma proposta pedagógica para a Escola Estadual Joaquim José de Medeiros, localizada na cidade de Cruzeta, no Estado do Rio Grande do Norte, e possui como base epistemológica a teoria social de George Herbert Mead, Jürgen Habermas e a teoria crí­tica da educação da Escola de Frankfurt, nas perspectivas de Max Horkheimer, Theodor Adorno (2003), Jürgen Habermas (2012); e, atualmente, de pesquisadores contemporâneos como Freire (2009), Radl-Philipp (1996, 1998, 2014), Bannell (2006), Pucci (2006), Santos (2007), Medeiros (2010-1016), Casagrande (2014) dentre outros autores que estudam Mead e as teorias crí­ticas numa perspectiva emancipatória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Shirlene Santos Mafra Medeiros Medeiros, UERN

Graduada em Pedagogia pela UFRN, Mestra em Ciências Sociais (UFRN), Doutora pela UESB através do Programa de Pós-graduação em Memória: Linguagem e Sociedade. Atualmente é Professora Adjunta IV do Departamento de Filosofia do Campus de Caicó, da UERN, e exerce a função de vice-diretora da Campus. Lí­der do Grupo de Pesquisa Educação, Saúde e Sujeito, Educação Crí­tica-Emancipatória e Interacionismo Simbólico.

Rita Maria Radl-Phillipp, Universidade de Santiago de Compostela

Doutora em Filosofia e Ciências da Educação, pela Universidade de Santiago de Compostela/Espanha. Professora da Universidade de Santiago de Compostela/Espanha e colaboradora do Programa de Pós-graduação em Memória, Linguagem e Sociedade, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, tem experiência na área de Sociologia, Filosofia da Educação, Estudos sobre Gênero com ênfase em Investigações Feministas e de Estudos de Gênero.

José Gilliard Santos da Silva, UERN e Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte

Graduado em Filosofia pela UERN, Mestrando do Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) da UFPR, núcleo UERN, participa do Grupo de Pesquisa Educação, Saúde e Pensamento Complexo, da UERN. Atualmente compõe o quadro de professores efetivos da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte, lotado na Escola Estadual Joaquim José de Medeiros, na cidade de Cruzeta, onde ministra as disciplinas de Filosofia e Sociologia. Também ministro aulas de Filosofia no Ensino Médio no Colégio Diocesano Seridoense (CDS), Caicó-RN.

Referências

ABBAGNAMO, N. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação. São Paulo: Paz e Terra. 2006.

_______. Teoria da Semiformação. Educação e Sociedade: Revista quadrimestral de ciência da educação, Campinas, Editora Papirus, XVIII, n.56, p. 388-411, dez. 1996.

BENJAMIN, Walter. El narrador. In: Para uma critica de la violencia y otros ensaios. Madrid: Taurus, 1991.(Ou, na edição brasileira: Magia e técnica, arte e polí­tica: ensaios sobre literatura e história da cultura. In: BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas. 7ª ed., São Paulo: Brasiliense, vol. I, 1994).

CASAGRANDE, Cledes Antonio. G. H. Mead & Educação. Autêntica Editora, 2014.

COTRIM, Gilberto. Fundamentos de Filosofia: História da Educação: São Paulo: Editora Saraiva. 1989.

FREITAG, Bárbara. Dialogando com Jürgen Harbermas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2005. (Biblioteca Colégio do Brasil; 10)

GERMANO, J. W. Estado militar e educação no Brasil: 1964-1985. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1994.

HABERMAS, Jürgen. Teoria do Agir Comunicativo, 1: Racionalidade do Agir Comunicativo- Racionalidade da ação e racionalização social. Jürgen Habermas; tradução Paulo Asteor Soethe; revisão da tradução Flávio Beno Siebeneicher.- São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.

_______. Teoria do Agir Comunicativo, 2: Sobre a crí­tica da razão funcionalista.. Jürgen Habermas; tradução Flávio Beno Siebeneicher.- São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.

LUCKESI , Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994.- (Coleção magistério. 2º grau. Série formação do Professor).

MEDEIROS, Shirlene Santos Mafra. Gestão participativa em educação: compasso e descompasso de uma experiência de democracia no espaço escolar. Natal: INFORCENTER, 2008.

_______. Resiliência e a ética na escola: do ser ao dever ser: gestão da Escola Estadual Otávio Lamartine na cidade de Cruzeta-RN. Caicó: INFORCENTER, 2010.

_______. Memórias e identidade social da formação docente em Rio de Contas-BA, nas décadas de 1920 a 1960: reminiscências das educadoras e educadores de cátedra í universidade, Tese de Doutorado – UESB. 2016.

PUCCI, Bruno. O riso e o trágico na Indústria cultural: a catarse administrada. In: Sociologia e Educação: leituras e Interpretações. São Paulo: Avercamp, 2006.

RADL-PHILIPP, Rita Maria. Sociologia Crí­tica: perspectivas actuales. Madrid. Espanha: Editorial Sí­ntesis, S.A. 1996.

_______. La Teoria del actuar comunicativo de Jürgen Habermas: um marco para el análisis de las condiciones socializadoras em las sociedades modernas. In: PAPERS, Revista de Sociologia, pp. 103-123, 1998

_______. Teorí­a Crí­tica y Educación. In: Historia y crí­tica, nº 1, Santiago de Compostela, 1991, págs. 57-71

_______. Teorìa Hermeneútico-crí­tica Frankfurtiana, Interés Epistemológico Emancipativo y prácticas de Pedagogia Crí­tica. Revista Binacional Brasil Argentina. UESB. 2014

SAVIANI, Dermeval. História das idéias pedagógicas no Brasil. Campinas-SP: Autores associados, 2007. (Coleção memória da educação).

_______. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Trabalho apresentado na 31ª Reunião Anual da ANPED, realizada de 16 a 20 de outubro de 2008, em Caxambu (MG).

SANTOS, Boaventura de Souza. Renovar a Teoria Crí­tica e reinventar a Emancipação Social. Tradução Mouzar Benedito. São Paulo: Boitempo, 2007.

VIGOTSKI, L.S.A. A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Downloads

Publicado

2020-02-05

Como Citar

MEDEIROS, S. S. M. M.; RADL-PHILLIPP, R. M. .; SILVA, J. G. S. da. A EDUCAÇÃO EM GEORGE HERBERT MEAD, JÜRGEN HABERMAS E A TEORIA HERMENÊUTICO-CRÍTICA: : tendências, desafios e perspectivas para uma prática pedagógica emancipatória. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 75–103, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/tf.v11i2.3443. Acesso em: 16 nov. 2024.

Edição

Seção

FLUXO CONTíNUO