ESTRUTURAS DIALÉTICAS EM O CAPITAL DE KARL MARX

Autores

  • João Alberto Wohlfart IFIBE

Palavras-chave:

Capital, Capitalismo, Dinheiro, Marx, Mercadoria

Resumo

O texto visa uma abordagem de o Capital, de Karl Marx, na perspectiva da reconstrução dos principais momentos de articulação da obra. Trata-se de um complexo sistema dialético de racionalidade, estruturado em várias plataformas de desenvolvimento, articuladas em diferentes graus de exposição, num processo dialético que integra estas diferenças num movimento global. Procuramos expor os argumentos acerca das determinações imediatas do capital, os fundamentos da produção do capital, a passagem da produção para a superfí­cie da circulação do capital, a circularidade global do capital e o processo global de produção capitalista. O texto dará ênfase aos principais momentos de articulação e de passagem que justificam os diferentes momentos de estruturação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Alberto Wohlfart, IFIBE

Possui doutorado em Filosofia pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008), na área de concentração de Ética e Filosofia Polí­tica; mestrado em Filosofia pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), na área de concentração de Filosofia do Conhecimento e Filosofia da Linguagem; graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1994). É professor titular de Filosofia no Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE), de Passo Fundo. Possui experiência docente em Filosofia, nas disciplinas de Introdução í  Filosofia, Filosofia da Educação, Teoria do Conhecimento, Antropologia Filosófica, Ontologia, Lógica, História da Filosofia Moderna e Cosmologia Filosófica. Atua nos seguintes temas: a) Sistemas neoplatônicos. b) Lógica e sistema filosófico hegeliano. c) Hegel e Idealismo alemão. d) Filosofia do Direito e Filosofia da História. e) Teorias da Complexidade e dos Sistemas. É autor dos livros Metafí­sica e Ética: estudo sistemático em Hegel (2003); Filosofia e Economia: Marx e a crise do capitalismo atual (2011); Fundamentos Dialéticos da Pedagogia do Oprimido (2013) e Sistema hegeliano como Filosofia da História (2014).

Referências

MARX, Karl. O Capital. Trad. Reginaldo Santana. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

MARX, Karl. O processo de produção do Capital. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

MARX, Karl. O processo de circulação do Capital. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

MARX, Karl. O processo global de produção capitalista. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

MARX, Karl. O processo de produção do Capital. Trad. de Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo Editorial, 2018.

MARX, Karl. O processo de circulação do Capital. Trad. de Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo Editorial, 2015.

MARX, Karl. O processo global de produção capitalista. Trad. de Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo Editorial, 2017.

Downloads

Publicado

2020-02-05

Como Citar

WOHLFART, J. A. . ESTRUTURAS DIALÉTICAS EM O CAPITAL DE KARL MARX. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 95–119, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/tf.v11i3.3387. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ BICENTENíRIO DE KARL MARX - EDIÇíO ESPECIAL