MARX NíO ECONOMICISTA:
PISTAS CONTRA INTERPRETAÇÕES REDUCIONISTAS
Palavras-chave:
Marx, Infraestrutura, Superesturura, História, RevoluçãoResumo
A história do marxismo e dos movimentos sociais demonstram que as diferentes concepções sobre o que Marx quis dizer com os seus conceitos de base e superestrutura na configuração de uma teoria da história nortearam estratégias de luta diferentes na esquerda política - tendo o marxismo ocidental configurado-se como uma reação ao soviético, rejeitando, dentre outros aspectos, a ideia de uma relação mecanicista nos fatores sociais estruturais. O presente artigo sugere pistas para criticar a interpretação de que há um reducionismo econômico na obra de Karl Marx.
Downloads
Referências
BOBBIO, Norberto. Nem com Marx, nem contra Marx. Tradução de Marco Aurélio Nogueira. São Paulo: Editora UNESP, 2006.
COHEN. G.A. Karl Marx"™s Theory of history: A defense. Expanded Edition. Princeton. Pinceton: University Press, 2000.
KAUTSKY, Karl. The Dictatorship of the Proletariat. 1918. in <http://www.marxists.org/archive/kautsky/index.htm>
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. Tradução de Marcelo Backes. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Obras Escolhidas. Vol. 1-3. São Paulo: Editora Alfa-Ômega, 1983.
MARX, Karl. A miséria da filosofia. Tradução de José Paulo Netto. São Paulo: Editora Global, 1985.
MARX, Karl. Contribuição í Crítica da Economia Política. Tradução de Maria Helena Barreiro Alves. São Paulo. Martins Fontes. 1983.
MARX, Karl. Elementos fundamentales para la crítica de la economia política (Grundrisse) 1857 ~1858. Traducción de Pedro Scaron. México. Siglo XXI Editores. 2007. Vol. 1-3.
MARX, Karl. Las luchas de clases en Francia. Traducción de Tristán Suárez. Buenos Aires. Editorial Claridad. 1973.
MARX, Karl. Manuscritos Econômicos-Filosóficos. Texto integral. Tradução de Jesus Ranieri. São Paulo: Boitempo, 2006.
MARX, Karl. O Capital: Crítica da Economia Política. Tradução de Reginaldo Sant"™anna. Livro Primeiro. Vol. 1-3. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971.
PLEKHÂNOV, G.V. Os Princípios Fundamentais do Marxismo. 1927. Tradução de Sônia Rangel. São Paulo: Editora Hucitec, 1978.
SHAW, Willian H. Marx"™s Theory of History First Edition. London: Hutchinson, 1978
TRÚBNIKOV, Vadim (org.) Marx, Engels, Lénine: sobre as vias de acesso ao socialismo. Moscovo: Edições da Agência de Imprensa Nóvosti, 1980.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇíO DE DIREITO AUTORAL
1 Ao submeter trabalhos í revista Trilhas Filosóficas, caso este seja aprovado, o autor autoriza sua publicação sem quaisquer ônus para a revista ou para seus editores.
2 Os direitos autorais dos artigos publicados na Trilhas Filosóficas são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
3 Fica resguardado ao autor o direito de republicar seu trabalho, do modo como lhe aprouver (em sites, blogs, repositórios, ou na forma de capítulos de livros), desde que em data posterior fazendo a referência í revista Trilhas Filosóficas como publicação original.
4 A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
5 Os originais não serão devolvidos aos autores.
6 As opiniões emitidas pelos autores são de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
7 Ao submeterem seus trabalhos í Trilhas Filosóficas os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos, ou seja, não publicados anteriormente em qualquer meio digital ou impresso.
8 A revista Trilhas Filosóficas, motivada em dar ampla divulgação das publicações, poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista, através do link da edição de um número publicado, ou mesmo fornecendo o link de artigo específico publicado, em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, Scribd, etc).
9 A revista Trilhas Filosóficas adota a Política de Acesso Livre para os trabalhos publicados sendo sua publicação de acesso livre, pública e gratuita. Portanto, os autores ao submeterem seus trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito sob a licença Creative Commons - Atribuição Não-comercial 4.0 Internacional.
10 O trabalho submetido poderá passar por algum software em busca de possíveis plágios para averiguar a autenticidade do material e, assim, assegurar a credibilidade das publicações da Trilhas Filosóficas e do próprio autor diante da comunidade filosófica do país e do exterior.
11 Mas, apesar disto, após aprovação e publicação do artigo, for constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
12 Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista Trilhas Filosóficas, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhes garantidos o direito í ampla defesa.
13 Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.