MARX NíO ECONOMICISTA:

PISTAS CONTRA INTERPRETAÇÕES REDUCIONISTAS

Autores

  • Júlia Lemos Vieira UFG

Palavras-chave:

Marx, Infraestrutura, Superesturura, História, Revolução

Resumo

A história do marxismo e dos movimentos sociais demonstram que as diferentes concepções sobre o que Marx quis dizer com os seus conceitos de base e superestrutura na configuração de uma teoria da história nortearam estratégias de luta diferentes na esquerda polí­tica - tendo o marxismo ocidental configurado-se como uma reação ao soviético, rejeitando, dentre outros aspectos, a ideia de uma relação mecanicista nos fatores sociais estruturais. O presente artigo sugere pistas para criticar a interpretação de que há um reducionismo econômico na obra de Karl Marx.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlia Lemos Vieira, UFG

Pós-doutoranda na área de Filosofia Polí­tica e Ética da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Goiás. Doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) em 2014; mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás em 2008; graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em 2006. Autora dos livros "Dinâmica dos Fatores Estruturais em Marx" (Kelps, 2014) e "Caminhos da Liberdade no Jovem Marx" (Anita Garibaldi, 2017).

Referências

BOBBIO, Norberto. Nem com Marx, nem contra Marx. Tradução de Marco Aurélio Nogueira. São Paulo: Editora UNESP, 2006.

COHEN. G.A. Karl Marx"™s Theory of history: A defense. Expanded Edition. Princeton. Pinceton: University Press, 2000.

KAUTSKY, Karl. The Dictatorship of the Proletariat. 1918. in <http://www.marxists.org/archive/kautsky/index.htm>

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Ideologia Alemã. Tradução de Marcelo Backes. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Obras Escolhidas. Vol. 1-3. São Paulo: Editora Alfa-Ômega, 1983.

MARX, Karl. A miséria da filosofia. Tradução de José Paulo Netto. São Paulo: Editora Global, 1985.

MARX, Karl. Contribuição í Crí­tica da Economia Polí­tica. Tradução de Maria Helena Barreiro Alves. São Paulo. Martins Fontes. 1983.

MARX, Karl. Elementos fundamentales para la crí­tica de la economia polí­tica (Grundrisse) 1857 ~1858. Traducción de Pedro Scaron. México. Siglo XXI Editores. 2007. Vol. 1-3.

MARX, Karl. Las luchas de clases en Francia. Traducción de Tristán Suárez. Buenos Aires. Editorial Claridad. 1973.

MARX, Karl. Manuscritos Econômicos-Filosóficos. Texto integral. Tradução de Jesus Ranieri. São Paulo: Boitempo, 2006.

MARX, Karl. O Capital: Crí­tica da Economia Polí­tica. Tradução de Reginaldo Sant"™anna. Livro Primeiro. Vol. 1-3. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971.

PLEKHÂNOV, G.V. Os Princí­pios Fundamentais do Marxismo. 1927. Tradução de Sônia Rangel. São Paulo: Editora Hucitec, 1978.

SHAW, Willian H. Marx"™s Theory of History First Edition. London: Hutchinson, 1978

TRÚBNIKOV, Vadim (org.) Marx, Engels, Lénine: sobre as vias de acesso ao socialismo. Moscovo: Edições da Agência de Imprensa Nóvosti, 1980.

Downloads

Publicado

2020-02-05

Como Citar

VIEIRA, J. L. . MARX NíO ECONOMICISTA:: PISTAS CONTRA INTERPRETAÇÕES REDUCIONISTAS. Trilhas Filosóficas, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 121–137, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/tf.v11i3.3401. Acesso em: 14 set. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ BICENTENíRIO DE KARL MARX - EDIÇíO ESPECIAL