A DOCÊNCIA NO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO: DESAFIOS E PESPECTIVAS
Resumo
O trabalho tem como finalidade problematizar sobre a docência no curso de direito no Brasil contemporâneo. Assim, foram elencados os seguintes objetivos específicos: realizar uma abordagem histórica sobre o ensino no contexto brasileiro e sobre o ensino jurídico no Brasil, discutir sobre a identidade profissional do docente de direito e, por fim, analisar o ensino jurídico na atualidade. De natureza qualitativa, a pesquisa se deu mediante estudo bibliográfico, através da análise de livros, períodicos, artigos acadêmicos e sites da internet para substanciar a coleta de dados. Dessa forma, observamos que o ensino jurídico se insere no contexto da valorização do ensino superior, amplamente considerada, sendo ele aceito, muitas vezes, enquanto referência quando se trata de desafios e problemáticas relacionadas ao ensino superior. Outrossim, constatamos a necessidade de uma verdadeira formação pedagógica do docente em direito, pois ele muitas vezes encara a atividade de ensino de modo secundário, bem como que é necessário o rompimento da dependência cultural, tradicional e, por vezes, arcaica que se encontram, até os dias atuais, nos cursos jurídicos, principalmente no que tange aos aspectos metodológicos, que, em sua grande parte, possuem base europeia.