REFLEXíO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE UMA OTICA A PARTIR DO ESTAGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA

Autores

  • Geralda Maria de Bem Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Palavras-chave:

Geografia, Estágio, Professor

Resumo

Este artigo trata da prática docente, no decorrer do estágio supervisionado de geografia, abordando a importância das concepções da Geografia no que diz respeito ao processo ensino aprendizagem, em que o professor tem o papel de mediador do processo de formação dos educandos. Nossas discussões estão pautadas em estudiosos como: Cavalcanti (1998), Straforini (2008), Pimenta (2005), (2006), Torres (2001), entre outros. Utilizamos como instrumentos de pesquisa a observação em sala de aula no decorrer do estágio. Com isso, compreendemos que o estagio é essencial na formação dos futuros professores. Assim, elencamos a relevância das concepções da Geografia sendo fundamental na aprendizagem dos alunos, através dos conteúdos geográficos trabalhados no decorrer das aulas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BANKS, J.; In: TORRES, C. A. Democracia, educação e multiculturalismo: dilemas da cidadania em um mundo globalizado; tradução Carlos Almeida Pereira – Petrópolis, RJ: Vozes, 2001. P.195-245. P.195 – 245.

CAVALCANTI, L. de S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 1998. (coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógica).

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

DANELLI, S. C. S; Geografia (Ensino Fundamental) – (org). Projeto Araribá. 2ª ed. São Paulo, Editora moderna, 2007. 216 p. v 1.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Piesis. Vol. 3, nº 3 e 4, p. 5-24, 2005/2006.

STRAFORINI, R. Ensinar geografia: o desafio da Totalidade-mundo nas series iniciais. 2ª ed. São Paulo: Annblume, 2008. 190 p.

TONINI, I. M. Geografia escolar: uma história sobre seus discursos pedagógicos. 2. ed. Ijuí­: Unijuní­, 2006. 88 p.

Downloads

Publicado

30-06-2013

Como Citar

BEM , G. M. de . REFLEXíO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE UMA OTICA A PARTIR DO ESTAGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA. Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 3, n. 1, p. 81–88, 2013. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/452. Acesso em: 2 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos