REFLEXíO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE UMA OTICA A PARTIR DO ESTAGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA
Keywords:
Geografia, Estágio, ProfessorAbstract
Este artigo trata da prática docente, no decorrer do estágio supervisionado de geografia, abordando a importância das concepções da Geografia no que diz respeito ao processo ensino aprendizagem, em que o professor tem o papel de mediador do processo de formação dos educandos. Nossas discussões estão pautadas em estudiosos como: Cavalcanti (1998), Straforini (2008), Pimenta (2005), (2006), Torres (2001), entre outros. Utilizamos como instrumentos de pesquisa a observação em sala de aula no decorrer do estágio. Com isso, compreendemos que o estagio é essencial na formação dos futuros professores. Assim, elencamos a relevância das concepções da Geografia sendo fundamental na aprendizagem dos alunos, através dos conteúdos geográficos trabalhados no decorrer das aulas.
Downloads
References
BANKS, J.; In: TORRES, C. A. Democracia, educação e multiculturalismo: dilemas da cidadania em um mundo globalizado; tradução Carlos Almeida Pereira – Petrópolis, RJ: Vozes, 2001. P.195-245. P.195 – 245.
CAVALCANTI, L. de S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 1998. (coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógica).
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
DANELLI, S. C. S; Geografia (Ensino Fundamental) – (org). Projeto Araribá. 2ª ed. São Paulo, Editora moderna, 2007. 216 p. v 1.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Piesis. Vol. 3, nº 3 e 4, p. 5-24, 2005/2006.
STRAFORINI, R. Ensinar geografia: o desafio da Totalidade-mundo nas series iniciais. 2ª ed. São Paulo: Annblume, 2008. 190 p.
TONINI, I. M. Geografia escolar: uma história sobre seus discursos pedagógicos. 2. ed. Ijuí: Unijuní, 2006. 88 p.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who submit their manuscripts to Geotemas declare that the work is an original article and has not been submitted for publication, in full or in part, in another national or international scientific journal or in another circulation vehicle. The authors also declare that they agree with the transfer of the copyright of the referred article to the magazine Geotemas (University of the State of Rio Grande do Norte), allowing for later publications, as long as the source of its publication is assured. Finally, they assume public responsibility for the article, being aware that any charges arising from a claim by third parties regarding the authorship of the work may apply to them.