REFLEXíO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE UMA OTICA A PARTIR DO ESTAGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA

Autores/as

  • Geralda Maria de Bem Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Palabras clave:

Geografia, Estágio, Professor

Resumen

Este artigo trata da prática docente, no decorrer do estágio supervisionado de geografia, abordando a importância das concepções da Geografia no que diz respeito ao processo ensino aprendizagem, em que o professor tem o papel de mediador do processo de formação dos educandos. Nossas discussões estão pautadas em estudiosos como: Cavalcanti (1998), Straforini (2008), Pimenta (2005), (2006), Torres (2001), entre outros. Utilizamos como instrumentos de pesquisa a observação em sala de aula no decorrer do estágio. Com isso, compreendemos que o estagio é essencial na formação dos futuros professores. Assim, elencamos a relevância das concepções da Geografia sendo fundamental na aprendizagem dos alunos, através dos conteúdos geográficos trabalhados no decorrer das aulas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BANKS, J.; In: TORRES, C. A. Democracia, educação e multiculturalismo: dilemas da cidadania em um mundo globalizado; tradução Carlos Almeida Pereira – Petrópolis, RJ: Vozes, 2001. P.195-245. P.195 – 245.

CAVALCANTI, L. de S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 1998. (coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógica).

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

DANELLI, S. C. S; Geografia (Ensino Fundamental) – (org). Projeto Araribá. 2ª ed. São Paulo, Editora moderna, 2007. 216 p. v 1.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Piesis. Vol. 3, nº 3 e 4, p. 5-24, 2005/2006.

STRAFORINI, R. Ensinar geografia: o desafio da Totalidade-mundo nas series iniciais. 2ª ed. São Paulo: Annblume, 2008. 190 p.

TONINI, I. M. Geografia escolar: uma história sobre seus discursos pedagógicos. 2. ed. Ijuí­: Unijuní­, 2006. 88 p.

Publicado

2013-06-30

Cómo citar

BEM , G. M. de . REFLEXíO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE UMA OTICA A PARTIR DO ESTAGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA. Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 3, n. 1, p. 81–88, 2013. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/452. Acesso em: 4 jul. 2024.

Número

Sección

Artí­culos