REFLEXíO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE UMA OTICA A PARTIR DO ESTAGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA
Palabras clave:
Geografia, Estágio, ProfessorResumen
Este artigo trata da prática docente, no decorrer do estágio supervisionado de geografia, abordando a importância das concepções da Geografia no que diz respeito ao processo ensino aprendizagem, em que o professor tem o papel de mediador do processo de formação dos educandos. Nossas discussões estão pautadas em estudiosos como: Cavalcanti (1998), Straforini (2008), Pimenta (2005), (2006), Torres (2001), entre outros. Utilizamos como instrumentos de pesquisa a observação em sala de aula no decorrer do estágio. Com isso, compreendemos que o estagio é essencial na formação dos futuros professores. Assim, elencamos a relevância das concepções da Geografia sendo fundamental na aprendizagem dos alunos, através dos conteúdos geográficos trabalhados no decorrer das aulas.
Descargas
Citas
BANKS, J.; In: TORRES, C. A. Democracia, educação e multiculturalismo: dilemas da cidadania em um mundo globalizado; tradução Carlos Almeida Pereira – Petrópolis, RJ: Vozes, 2001. P.195-245. P.195 – 245.
CAVALCANTI, L. de S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 1998. (coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógica).
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
DANELLI, S. C. S; Geografia (Ensino Fundamental) – (org). Projeto Araribá. 2ª ed. São Paulo, Editora moderna, 2007. 216 p. v 1.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Piesis. Vol. 3, nº 3 e 4, p. 5-24, 2005/2006.
STRAFORINI, R. Ensinar geografia: o desafio da Totalidade-mundo nas series iniciais. 2ª ed. São Paulo: Annblume, 2008. 190 p.
TONINI, I. M. Geografia escolar: uma história sobre seus discursos pedagógicos. 2. ed. Ijuí: Unijuní, 2006. 88 p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que envían sus manuscritos a Geotemas declaran que el trabajo es un artículo original y no ha sido enviado para su publicación, total o parcial, en otra revista científica nacional o internacional o en otro vehículo de circulación. Los autores también declaran que están de acuerdo con la transferencia de los derechos de autor del artículo referido a la revista Geotemas (Universidad del Estado de Rio Grande do Norte), permitiendo publicaciones posteriores, siempre y cuando la fuente de su publicación esté asegurada. Finalmente, asumen la responsabilidad pública del artículo, conscientes de que cualquier cargo que surja de un reclamo de terceros con respecto a la autoría del trabajo puede aplicarse a ellos.