RETROSPECTIVA HISTÓRICA DA DUALIDADE ENTRE EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: em busca de possibilidades de integração

Autores

  • Wallace Pereira Sant Ana
  • Glen Cézar Lemos

Resumo

Este artigo foi desenvolvido com objetivo de apresentar uma análise do contexto histórico da dualidade entre educação básica e educação profissional, com vistas à reflexão de possibilidades de integração a partir da articulação e o rompimento do dualismo escolar desses modelos de educação. É uma revisão bibliográfica e documental, baseada nos estudos de autores como Kuenzer (1997), Pacheco (2011), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005) e Moura (2007). Conclui-se que, para a construção de um ensino médio integrado com a educação profissional, se faz necessário romper com as caracterí­sticas dualistas, implantando, nos contextos educacionais, metodologias que proporcionem a integração entre educação básica e profissional, proporcionando aos alunos uma educação tecnológica universal, pública, laica e de qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-04-16

Como Citar

Wallace Pereira Sant Ana, & Glen Cézar Lemos. (2020). RETROSPECTIVA HISTÓRICA DA DUALIDADE ENTRE EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: em busca de possibilidades de integração. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 6(16). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1611