ABORDAGEM DOS TEMAS ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC) E CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE (CTS)

Autores

  • Werner Zacarias Lopes
  • Rosane Nunes Garcia

Resumo

Este estudo analisou como ocorrem, para os Anos Iniciais, as abordagens dos temas Alfabetização Cientí­fica (AC) e Ciência, Tecnologia, Sociedade (CTS), a partir de documentos oficiais, de Projetos Polí­tico-Pedagógicos (PPP), Planos de Estudo (PE) e Diários de Classe (DC) de escolas públicas. Também, analisou-se o entendimento dos professores dos 4° e 5° anos das mesmas escolas sobre essas temáticas. Utilizou-se análise documental no contexto de uma pesquisa de natureza quali-quantitativa e empregou-se como método de análise a do tipo análise de conteúdo. A análise dos documentos oficiais evidencia que a temática da AC não está presente. A abordagem CTS é apresentada na maioria dos documentos oficiais de forma generalista. Em relação aos documentos escolares pode-se verificar que nos PPP das escolas não foram encontrados registros sobres as temáticas investigadas. Para PE constatou-se que existem poucos registros. Os DC trazem registos que poderiam ser considerados inclusos na perspectiva da AC e no enfoque da CTS. Em relação as concepções, conclui-se que os professores têm visões ingênuas sobre as temáticas do estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-04-23

Como Citar

Werner Zacarias Lopes, & Rosane Nunes Garcia. (2020). ABORDAGEM DOS TEMAS ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC) E CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE (CTS). Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 5(14). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1678