FORMAÇÃO CONTINUADA DO(A) PROFESSOR(A) DA EDUCAÇÃO BÁSICA

recomendações a ní­vel nacional e internacional

Autores

Resumo

Este artigo trata da formação continuada do professor da educação básica, segundo a normatização de órgãos nacionais e internacionais, que tem sido tema fulcral de discussão no Brasil. Apresenta-se uma comparação entre a sistematização da formação continuada, que ocorreu tardiamente, em relação a formação inicial. Desse modo, traz brevemente perspectivas históricas da formação inicial a partir das escolas normais, influências de educadores, como Aní­sio Teixeira e Manifesto de 1932. A questão de pesquisa norteia-se: como a formação continuada de professores da educação básica, tem sido recomendada pelos órgãos nacionais e internacionais? O trabalho tem como objetivo apresentar as recomendações oriundas destes órgãos para esta formação. Como resultado da investigação, percebe-se que as polí­ticas educacionais voltadas para o percurso formativo docente são complexas, por ter que atender estas prescrições. Entende-se que os professores presentes no cotidiano da escola, sejam valorizados e reconhecidos a partir da sua opinião para o percurso formativo.

Biografia do Autor

Eliana Alves Moreira Leite, Universidade Federal do Ceará / Universidade do Minho

Doutoranda na Universidade do Minho em Cotutela UFC. Professora da Rede Municipal de Fortaleza.

José Alberto Lencastre, Universidade do Minho - UMINHO

Doutor e Mestre em Educação. Professor e investigador no Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Bento Duarte Silva, Universidade do Minho - UMINHO

Doutor em Educação, na área da Tecnologia Educativa. Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade do Minho. 

Downloads

Publicado

2021-08-09

Como Citar

Eliana Alves Moreira Leite, José Alberto Lencastre, & Bento Duarte Silva. (2021). FORMAÇÃO CONTINUADA DO(A) PROFESSOR(A) DA EDUCAÇÃO BÁSICA : recomendações a ní­vel nacional e internacional. Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar, 7(22). Recuperado de http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3320