VENDO COM OUTROS OLHOS

a formação de professores em audiodescrição didática

Autores

Palavras-chave:

tradução audiovisual acessí­vel, deficiência visual, Ensino í  Distância

Resumo

A inclusão de alunos com deficiência visual é uma discussão iminente em todas as esferas da educação. A legislação garante o acesso desse aluno no ensino público, porém, as instituições de ensino ainda não se encontram plenamente preparadas para atender a essas necessidades educacionais de todos. Nesse cenário a capacitação docente se apresenta como necessária e urgente. O presente estudo tem como objetivo relatar a experiência sobre a implementação da audiodescrição nos materiais didáticos do curso de Licenciatura em Geografia do Cecierj. A estratégia de capacitação dos profissionais foi elaborada ao longo de uma pesquisa pautada no estado da arte da audiodescrição que foi aplicada a 20 participantes. Teve como produto o Curso de Introdução à Audiodescrição em EAD e um Guia Instrucional de Diretrizes para utilização da Audiodescrição em Materiais Didáticos no Ensino Superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Perdigão, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutoranda em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTin - UFF). Mestre em Diversidade e Inclusão (CMPDI - UFF). Bacharel em Design Gráfico pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG (1999), pós-graduada em Informática Aplicada pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Estado de Minas Gerais - CEFET MG (2002), em Design Instrucional para EAD na Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI (2012) e em Tradução Audiovisual Acessí­vel - Audiodescrição pela Universidade do estado do Ceará - UECE (2018). Coordenadora do NAI - Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Fundação Cecierj.

Neuza Rejane Wille Lima, Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense (UFF)

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), Mestre em Biofí­sica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro ( (1987), Doutora em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos/Rutgers University (USA) (1993). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal Fluminense e Coordenadora do Curso de Mestrado em Diversidade e Inclusão (CMPDI, 2017-2018). Tutora do ProPET Biofronteiras do Instituto de Biologia da UFF.

Edicléa Mascarenhas Fernandes, Universidade Federal Fluminense - UFF

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), graduação em Pedagogia pela Universidade do Grande Rio (1984), mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Ciências na írea de Saúde da Criança e da Mulher pela Fundação Oswaldo Cruz (2000). Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora Permanente do Mestrado em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense. 

Downloads

Publicado

2021-12-15

Como Citar

Perdigão, L., Lima, N. R. W., & Fernandes, E. M. (2021). VENDO COM OUTROS OLHOS: a formação de professores em audiodescrição didática. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, 7(24). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3379

Edição

Seção

Artigos