A produção de texto na aula de lí­ngua alemã: o processamento gramatical

Autores/as

  • Mariana Corallo M. de A. Kuhlmann Universidade de São Paulo (USP)

Palabras clave:

Produção de textos, Processamento, Lí­ngua estrangeira

Resumen

A proposta de estudo que apresentamos consiste em contemplar e ilustrar com um estudo de caso o ensino de lí­ngua estrangeira, em especí­fico o ensino de lí­ngua alemã, e a função que a produção textual exerce no processamento gramatical da L2 em alunos adultos. Para desenvolver o estudo de caso mencionado, selecionaremos trechos coletados de redações escritas pelos alunos. Assumiremos o pressuposto de que os indiví­duos internalizam a gramática da lí­ngua materna e que, ao aprenderem uma segunda lí­ngua, acabam recorrendo a ela para superar as suas necessidades comunicativas. A fim de sedimentar a base teórica que sustentará o desenvolvimento do tema que nos dedicaremos a analisar, teceremos considerações referentes aos desafios enfrentados pelos aprendizes de lí­ngua estrangeira e como eles se projetam na produção textual.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

DUDALSKI, R.; FIGUEREDO, S.; MEIRELES, S. Recepção oral e produção escrita - um estudo sobre aprendizado da lí­ngua alemã por alunos de graduação em Letras. In: BATTAGLIA, M. H.; NOMURA, M. (Org.) Estudos linguí­sticos contrastivos em alemão e português. São Paulo: Annablume Editora, 2008, p. 15-40.

LIGHTBOWN, P. M.; SPADA, N. How languages are learned. Oxford: Oxford University Press, 1993.

NOMURA, M. Produção escrita no ensino de alemão como lí­ngua estrangeira. Cadernos da semana de lí­ngua alemã, São Paulo: FFLCH, p. 58-67, 1992.

O"™MALLEY, J. M. Learning strategy applications with students of english as a second language. Oxford: TESOL Quarterly, 1985, vol. 19, p. 21-46.

ROSA, M. C. Introdução í (Bio)Linguí­stica: linguagem e mente. São Paulo: Contexto, 2010.

TOMASELLO, M. Origens culturais da aquisição do conhecimento humano. Trad. C. Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

VILAÇA, M. L. C. A importância de pesquisas em estratégias de aprendizagem no ensino de lí­nguas estrangeiras. Cadernos do CNLF, Rio de Janeiro: CiFEFil, v. 15, p. 208-220, 2008.

Publicado

2012-06-10

Cómo citar

KUHLMANN, M. C. M. de A. . A produção de texto na aula de lí­ngua alemã: o processamento gramatical. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 255–263, 2012. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1182. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos de Alunos da Graduação