A produção de texto na aula de língua alemã: o processamento gramatical
Mots-clés :
Produção de textos, Processamento, Língua estrangeiraRésumé
A proposta de estudo que apresentamos consiste em contemplar e ilustrar com um estudo de caso o ensino de língua estrangeira, em específico o ensino de língua alemã, e a função que a produção textual exerce no processamento gramatical da L2 em alunos adultos. Para desenvolver o estudo de caso mencionado, selecionaremos trechos coletados de redações escritas pelos alunos. Assumiremos o pressuposto de que os indivíduos internalizam a gramática da língua materna e que, ao aprenderem uma segunda língua, acabam recorrendo a ela para superar as suas necessidades comunicativas. A fim de sedimentar a base teórica que sustentará o desenvolvimento do tema que nos dedicaremos a analisar, teceremos considerações referentes aos desafios enfrentados pelos aprendizes de língua estrangeira e como eles se projetam na produção textual.
Téléchargements
Références
DUDALSKI, R.; FIGUEREDO, S.; MEIRELES, S. Recepção oral e produção escrita - um estudo sobre aprendizado da língua alemã por alunos de graduação em Letras. In: BATTAGLIA, M. H.; NOMURA, M. (Org.) Estudos linguísticos contrastivos em alemão e português. São Paulo: Annablume Editora, 2008, p. 15-40.
LIGHTBOWN, P. M.; SPADA, N. How languages are learned. Oxford: Oxford University Press, 1993.
NOMURA, M. Produção escrita no ensino de alemão como língua estrangeira. Cadernos da semana de língua alemã, São Paulo: FFLCH, p. 58-67, 1992.
O"™MALLEY, J. M. Learning strategy applications with students of english as a second language. Oxford: TESOL Quarterly, 1985, vol. 19, p. 21-46.
ROSA, M. C. Introdução í (Bio)Linguística: linguagem e mente. São Paulo: Contexto, 2010.
TOMASELLO, M. Origens culturais da aquisição do conhecimento humano. Trad. C. Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
VILAÇA, M. L. C. A importância de pesquisas em estratégias de aprendizagem no ensino de línguas estrangeiras. Cadernos do CNLF, Rio de Janeiro: CiFEFil, v. 15, p. 208-220, 2008.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Diálogo das Letras não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista Diálogo das Letras; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.