A produção de texto na aula de lí­ngua alemã: o processamento gramatical

Auteurs

  • Mariana Corallo M. de A. Kuhlmann Universidade de São Paulo (USP)

Mots-clés :

Produção de textos, Processamento, Lí­ngua estrangeira

Résumé

A proposta de estudo que apresentamos consiste em contemplar e ilustrar com um estudo de caso o ensino de lí­ngua estrangeira, em especí­fico o ensino de lí­ngua alemã, e a função que a produção textual exerce no processamento gramatical da L2 em alunos adultos. Para desenvolver o estudo de caso mencionado, selecionaremos trechos coletados de redações escritas pelos alunos. Assumiremos o pressuposto de que os indiví­duos internalizam a gramática da lí­ngua materna e que, ao aprenderem uma segunda lí­ngua, acabam recorrendo a ela para superar as suas necessidades comunicativas. A fim de sedimentar a base teórica que sustentará o desenvolvimento do tema que nos dedicaremos a analisar, teceremos considerações referentes aos desafios enfrentados pelos aprendizes de lí­ngua estrangeira e como eles se projetam na produção textual.

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Références

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Publiée

2012-06-10

Comment citer

KUHLMANN, M. C. M. de A. . A produção de texto na aula de lí­ngua alemã: o processamento gramatical. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 255–263, 2012. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1182. Acesso em: 5 oct. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos de Alunos da Graduação