Quem disser o contrário é porque tem razão: o novo guia prático de Mário de Carvalho sobre escrita criativa

Auteurs

  • Guilherme Azambuja Castro Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Mots-clés :

.

Résumé

O escritor português Mário de Carvalho, em outubro de 2014, lançou em Portugal seu primeiro livro sobre o ofí­cio de escrever ficção. Trata-se do manual de escrita criativa Quem disser o contrário é porque tem razão.
Como sugere o tí­tulo, Carvalho busca, nesse guia prático, combater as convenções já amplamente trabalhadas em inúmeros manuais de escrita criativa, mas, em especial, aquelas que tentam incutir no escritor iniciante a ideia de que, para se escrever bem ficção ou para que um livro seja bem sucedido no mercado editorial, há rí­gidas regras a serem seguidas. Escrever ficção não é o mesmo que obedecer um código jurí­dico. Ele diz. "Os métodos, os sistemas, os normativos, as regras, valem tanto como os esquemas infalí­veis para jogar na Bolsa, fazer amigos ou vencer na vida" (CARVALHO, 2014, p. 20).

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

CARVALHO, Mário de. Quem disser o contrário é porque tem razão: letras sem tretas: guia prático de escrita de ficção. Lisboa: Porto Editora, 2014.

Téléchargements

Publiée

2016-06-10

Comment citer

CASTRO, G. A. . Quem disser o contrário é porque tem razão: o novo guia prático de Mário de Carvalho sobre escrita criativa. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 298–302, 2016. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1448. Acesso em: 24 nov. 2024.